Cidades

Vereadores conseguem prazo para reforma do polo da UAB

Representante dos alunos fala durante a audiência pública: temor de curso superior ser interrompido

 

IPATINGA – O Ministério da Educação concedeu novo prazo ao Governo Robson (PPS) para realizar as reformas necessárias na Escola Municipal Padre Cícero, para que o local possa continuar a sediar aulas na modalidade educação a distância.
De acordo com os vereadores membros da comissão de Educação da Câmara Municipal de Ipatinga, César Custódio (PT) e Roberto Carlos (PV), que estiveram no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na última quarta-feira (25), o novo prazo fornecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vence no dia 30 de julho.
O objetivo da viagem foi prorrogar a data para a reforma do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Ipatinga, que já havia vencido. Na noite de quinta-feira (26), a comissão realizou uma audiência pública para repassar as informações do encontro em Brasília.
No local, são oferecidos cursos de graduação em Administração (Bacharelado), Geografia, Matemática (Licenciatura), Pedagogia e Artes Visuais, entre outros.
As obras foram pontuadas pela Capes durante uma visita de rotina em Ipatinga, no mês de dezembro. Na ocasião, o órgão vinculado ao MEC informou à PMI quais aperfeiçoamentos seriam necessários. Dentre eles estão obras de acessibilidade, placa de identificação do polo, estantes para arquivar os livros, maior acervo bibliográfico, o conserto de 25 computadores, implantação do laboratório de artes, climatização da sala de informática e maior velocidade de acesso a internet.
O Capes virá em Ipatinga em setembro deste ano para analisar as melhorias. Caso a reforma não seja realizada, o polo corre o risco de ser interditado. E os 620 alunos matriculados podem ser transferidos para outras cidades. “Fomos em Brasília buscar uma solução para o polo da UAB em Ipatinga. Porque nem a cidade podia perder e nem os alunos podiam ficar prejudicados. A PMI foi informada das pendências ainda no ano passado e não fez nada para melhorar. O prazo venceu e tivemos que buscar outra alternativa. Esperamos que a Prefeitura cumpra esse novo prazo e reforme o prédio”, afirmou César Custódio (PT), presidente da comissão de educação.

GARANTIA

Os secretários municipais de educação, Maurício Mayrink, e o de Obras, Rodrigo Sad, estiveram na audiência e garantiram que o prazo para as reformas será cumprido. “Não existe a mínima possibilidade do polo da UAB em Ipatinga fechar. As obras vão acontecer”, informou Maurício.

NOVIDADES
Durante a visita dos vereadores também ficou definido que após o cumprimento das solicitações feitas pelo Capes, o município poderá receber um novo curso de graduação, o de licenciatura em Computação.
César Custódio informou ainda que um novo polo de uma universidade federal pode se instalar em Ipatinga. Uma reunião com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está agendada o próximo dia 7 de maio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com