Cidades

Vereadores aprovaram homenagens e medalhas

Parlamentares aprovaram uma série de projetos de resolução agraciando personalidades do município com o título de cidadania honorária e medalhas legislativas

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou nesta quinta-feira (20) a concessão de títulos de cidadania e medalhas do mérito legislativo. Os vereadores, que indicarão no total 26 homenagens, definiram mais seis nomes de personalidades municipais que têm se destacado em prol de Ipatinga.
As matérias foram aprovadas por unanimidade e os homenageados serão agraciados em evento previsto para o fim do ano. Em 2011, a sessão solene foi realizada no Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço, e foi acompanhada por um público formado por cerca de 500 convidados e autoridades.
Na aprovação desta quinta-feira, os vereadores concederam título de cidadania honorária ao Dr. Emílio Gomes Fernandes. Médico e pai de quatro filhos, Dr. Emílio ajudou a fundar a Casa de Saúde Santa Terezinha.
Outra indicação de título de cidadania honorária será concedida ao Senhor Marconi Mendanha Marinho, que, juntamente com sua família, contribuiu para que o curso do CENEG fosse criado no Bom Jardim e no Bom Retiro. Marconi foi também um grande colaborador dos movimentos da Igreja Católica e das entidades filantrópicas.
Para a medalha do mérito legislativo, os parlamentares autorizaram quatro concessões. O Senhor Israel Raimundo Alves receberá uma delas. Morador de Ipatinga desde 1963, antes mesmo da cidade se emancipar, Israel Raimundo tem se destacado nos trabalhos sociais tocados pela Assembleia de Deus, da qual é pastor. Formou-se em teologia e tem contribuído muito nas comunidades onde a Igreja atua.

SEGURANÇA
Outro agraciado é o escrivão da Polícia Civil Senhor Nilson Lima de Oliveira. Casado e pai de dois filhos, Nilson vem realizando um relevante trabalho em prol da segurança pública em Ipatinga desde 1998.
O Senhor Percy Gonçalves de Oliveira também receberá a medalha do mérito legislativo. Natural de São Leopoldo (RS), Percy Gonçalves sempre contribuiu com as atividades esportivas no município, principalmente com o futebol. Jogador profissional na juventude, Percy também foi técnico, dirigente e caçador de novos talentos. Foi responsável pela inclusão social de diversos jovens por meio do futebol.
Por fim, a última medalha do mérito legislativo aprovada nesta quinta-feira irá para o Senhor Pedro da Trindade. Assíduo colaborador da Paróquia São Pedro, no bairro Limoeiro, Pedro da Trindade nunca deixou de atuar voluntariamente em diversas ações e campanhas sociais. “Seu trabalho invejável faz dele uma pessoa merecedora da medalha”, diz sua indicação.

POSTO
O momento polêmico da reunião foi a inclusão de última hora do projeto de lei 134/2012, que dispõe sobre a construção e o funcionamento de postos de abastecimentos de combustíveis, a pedido do vereador Pedro Felipe (PTB), parlamentar que não disputa a reeleição.
A solicitação foi levada a apreciação do plenário pelo presidente da Casa, Nardyello Rocha (PSD), com a posição contrária do vereador e presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Nilton Manoel (PSD). O parlamentar alegou que o projeto, de iniciativa do Executivo, tem vício de procedimento, uma vez que deveria ter vindo como matéria de lei complementar e não ordinária.
“Esse projeto vai trazer agouro para a Casa, pois se for votado entrarei com um mandado de segurança, haja vista que não foram observados os prazos legais, conforme determina o regimento”, ameaçou.
Apesar dos apelos, oito vereadores foram favoráveis a inclusão do projeto na ordem do dia. Apenas César Custodio (PT), Nilson Lucas (PMDB), Saulo Manoel e o próprio Nilton foram contrários.
Como não havia parecer, Nardyello nomeou uma comissão especial para avaliar a matéria. Os escolhidos foram Agnaldo Bicalho (PT), Roberto Carlos (PV) e Adelson Fernandes (PSB).
A reunião foi suspensa por 10 minutos e os integrantes da comissão deram parecer ao projeto de lei. Contudo, na reabertura dos trabalhos, a pedido do vereador Nilson Lucas o projeto foi vistado por 24 horas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com