Nacionais

Vereador comemora a derrubada de vetos da PMI

IPATINGA – “Uma vitória dos idosos e das crianças. Uma vitória do povo de Ipatinga que deseja melhoras para o atendimento de saúde”. Foi com essa frase que o vereador Roberto Carlos definiu o resultado da votação na última reunião ordinária da Câmara de Ipatinga.

Com uma decisão unânime, ou seja, 19 votos a zero, os parlamentares municipais rejeitaram o veto ao projeto de lei 96/2013, que estabelece prazo de, no máximo, 15 dias para as consultas e exames médicos de idosos. A fraca argumentação da Prefeitura para vetar a matéria baseou-se na afirmação de que basta verificar o estado de saúde dos pacientes para organizar a ordem do atendimento.

Para os vereadores ipatinguenses, o veto da prefeita não tinha justificativa legal e a priorização contribui para garantir direitos. Roberto Carlos agradeceu o apoio dos colegas e aproveitou para lembrar que a inspiração para apresentar o projeto 96/2013 veio do clamor das reivindicações desses movimentos sociais. “A Câmara está dando um sinal de que reconhece as pessoas idosas e as crianças do nosso município”, destacou.

ESTATUTO
Durante seu discurso na reunião da Câmara de Ipatinga, Roberto Carlos lembrou que neste mês comemora-se uma década de aprovação de Estatuto do Idoso. “Tenho em mãos o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), que tem 23 anos de promulgação e o Estatuto do Idoso (2003), que comemorou 10 anos neste mês de setembro. São dois marcos da sociedade brasileira para podermos fazer justiça e tratarmos os desiguais de modo desigual. A Administração Municipal demonstra falta de sensibilidade social e desconhecimento dessas conquistas dos idosos e das crianças. Vamos lutar para transformar a priorização em uma realidade em Ipatinga,” sentenciou Roberto.

PROMULGAÇÃO

Após a derrubada do veto ao projeto 96/2013, a Câmara Municipal de Ipatinga vai promulgar e publicar a nova lei nos próximos dias. A Prefeitura terá, portanto, que estruturar o atendimento de saúde, preparar os profissionais, agentes e os médicos, para atender de forma especial crianças e idosos em todas as suas unidades.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com