Cultura

Vaninho Vieira se apresenta na Happy Hour do dia 22/05

IPATINGA – Vaninho Vieira nasceu no município de Rio Vermelho, na Vale do Jequitinhonha, região que já revelou grandes artistas ao cenário cultural mineiro e brasileiro.
Cantor e compositor, aos 10 anos já tocava violão e participava como ritmista da banda de música de sua cidade, acompanhando os pais e irmãos. Autodidata e talentoso, em pouco tempo começou a executar choros e valsas de compositores clássicos da MPB, como Dilermado Reis, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Tom Jobim, entre outros.

Acompanhado do irmão Geraldo Vieira, foi assíduo participante de festivais de música da década de 80 nas cidades de Diamantina,Turmalina, Pedra Azul, Serro, entre outras, conquistando o primeiro lugar em muitos deles.
A mudança para o Vale do Aço, no final da década de 90, abriu campo para desenvolver e aperfeiçoar seus dotes musicais. Aqui deslanchou sua carreira.

TRAJETÓRIA
Participou com destaque de quatro edições do Ipatinga Live Jazz, um dos mais badalados festivais musicais do interior de Minas. Atuou como produtor do grupo Sax e Cia, famoso na região e que anima festas e eventos de todos os portes. É presença constante no grupo Mistura Fina, de Ipatinga, que se dedica a resgatar as pérolas da bossa nova e do samba canção.

Fã incondicional dos Beatles, Vaninho criou o “Beatles Unplugged”, ao lado dos músicos Fábio Monteiro e Custódio de Souza, que recebeu diversos prêmios de melhor espetáculo musical e até hoje é reapresentado com sucesso de público e crítica.
Sua afinidade musical, especialmente com o violão e a guitarra, já lhe rendeu elogios de músicos famosos, como Sérgio Reis e Geraldo Azevedo. Ao longo da carreira, participou da abertura de shows de grandes nomes da MPB, como Armandinho, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Márvio Ceribelli, Maurício Tizumba, Tunai e Rubinho do Vale.

PRODUÇÃO
O primeiro CD que lançou, “Variações”, é uma produção independente onde demonstra toda sua versatilidade de instrumentista e compositor, passeando com desenvoltura pelo samba, rock, jazz e choro, acompanhado pelos melhores músicos do Vale do Aço, além do percussionista argentino Cláudio Borelli e do francês Richard Mercier.

Vaninho contou com a participação dos filhos Marlon, na bateria e Marcello, no baixo elétrico, para gravar duas composições de sua autoria no CD instrumental “Sons de Aço”. Juntos criaram um show em família, uma rara mistura de simpatia e talento. Apresenta anualmente o projeto “Sons do Violão Brasileiro” , quando resgata composições de mestres como Dilermando Reis, Baden Powell, Canhoto, João Pernambuco e Villa Lobos.

Esse talentoso profissional da música ainda encontra tempo para ministrar aulas particulares de violão, disseminando a arte que é sua razão de viver.
Sem dúvida, o show de Vaninho Vieira na Praça de Alimentação do Shopping do Vale, na próxima quarta, 22 de maio, é um programa imperdível para os fãs da música e de uma excelente interpretação de seus clássicos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com