Cidades

“Vamos chegar lá porque esse é o desejo do povo”

Com a experiência de ter supervisionado os principais programas desenvolvidos pelo Governo Kim (PT) durante dois mandatos e depois de passar por secretarias estratégicas – Obras, Governo e Saúde -, Neli, de 43 anos, disputa a cadeira de prefeita em Santana do Paraíso. Apesar de ser do PRB, sua candidatura foi abraçada pelo prefeito Joaquim Correia de Melo, após uma ruptura com a direção de seu partido. “Meu nome simplesmente sumiu da lista de filiados, que foi entregue à Justiça Eleitoral”, relembra Neli, que militou no Partido dos Trabalhadores por 20 anos. Impossibilitada de disputar a indicação do PT para concorrer à sucessão de Kim, foi convidada a participar da reestruturação do PRB no município e daí nasceu sua candidatura. Com um plano de Governo elaborado a partir de plenárias realizadas nos bairros de Santana do Paraíso, Neli pede o voto do eleitor da cidade para dar continuidade às obras de infraestrutura em andamento – e outras que estão em fase de projeto – sem esquecer de outras demandas propostas pela comunidade, como melhorias na saúde, projetos para esporte e lazer e ainda educação. Nascida em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Neli mora há mais de 30 anos no bairro Industrial. Confira a entrevista.

DIÁRIO POPULAR – Como a senhora entrou para a vida pública?
NELI
– Comecei realizando trabalhos religiosos e depois no grupo de jovens. A partir daí, acabei ingressando na política, nos quadros do Partido dos Trabalhadores, onde fiquei por 20 anos. Cheguei a ser presidente do partido no município.

DP
– Hoje você está no PRB. Como foi a ruptura com o PT?
NELI – Não saí do Partido dos Trabalhadores por vontade própria, saí porque meu nome simplesmente sumiu da lista de filiados que foi entregue à Justiça Eleitoral. Só tive conhecimento disso no final de maio de 2011. Continuei fazendo parte dos trabalhos do PT e quando chegou, no calendário partidário, o período das prévias do PT, cheguei a colocar meu nome pelo PT e não pude concorrer, porque não estava filiada. Então apoiei o companheiro Élvio Cruz, que também tinha o aval do prefeito Kim, para disputar as prévias contra o Zizinho (candidato do PT à Prefeitura de Santana do Paraíso), mas as prévias acabaram não acontecendo (o candidato foi escolhido no diretório municipal e confirmado pela Executiva estadual do partido). Fui então convidada a participar da reestruturação do PRB em Santana do Paraíso e acabei me tornando candidata a prefeita, com o apoio do prefeito Kim. Kim veio pela indignação pelo ocorrido no partido do qual ele faz parte.

DP
– Qual foi sua participação nos oito anos no Governo Kim?
NELI – Entrei no Governo Kim no primeiro dia do primeiro governo. Comecei na recepção. Fui me destacando no meu trabalho e dali fui convidada para a assessoria de seu gabinete e depois assumi outras secretarias como Saúde, Assistência Social. Fiquei por três anos e meio na Secretaria de Governo e por último ocupava a Secretaria de Obras.

DP – Quais os principais projetos que desenvolveu nessas secretarias?
NELI – Participei de inúmeros projetos nesse período, sobretudo acompanhei o prefeito Kim em suas muitas idas a Brasília e Belo Horizonte em busca de recursos para o município. E dava suporte às outras secretarias. À frente da Assistência Social, conduzi o PAC I. Dentro dele, construímos 87 casas. Acompanhei desde o projeto à inauguração, incluindo ainda o Pós-Morar, um ano depois. Agora mais recentemente teve também o Minha Casa, Minha Vida, que está no PAC II, que veio para Santana do Paraíso de forma pioneira em todo o Leste de Minas. São R$ 15 milhões, com aplicação em bairros como São José e Industrial. Acompanhei ainda toda a parte social do projeto. Na verdade, eu conheço cada projeto desse governo.

DP – O que Santana do Paraíso mais precisa nos próximos quatro anos?
NELI – Nós ouvimos a própria comunidade sobre o que ela precisa. A gente tem uma visão, mas a comunidade tem a sua própria visão do que necessita. Por isso buscamos essa resposta na própria comunidade. Andamos em todos os bairros e ouvimos reivindicações como unidades de saúde em alguns bairros. No Águas Claras, por exemplo, onde já construímos escolas e unidade de saúde, eles pediram uma torre de telefonia de celular. No São Francisco, é uma unidade de saúde. O que a comunidade está pedindo de acordo com o bairro nós colocamos em nosso plano de governo. A parte social, investimentos em lazer, esporte, meio ambiente, turismo, são outros itens que merecem atenção. Gostaríamos de reforçar a participação popular como uma orientação para nosso governo, desde a elaboração do nosso plano, que foi efetivamente construído a partir de sugestões da comunidade. Por isso defendemos a participação e fortalecimento dos conselhos municipais, que são um importante instrumento para auxiliar a administração, especialmente o Conselho da Saúde. Nosso plano também contempla melhorias na zona rural, nas estradas. O plano de governo, que está registrado na Justiça Eleitoral, será oficialmente lançado no final deste mês.
Temos também bastante confiança que continuaremos a ter acesso aos recursos dos governos estadual e federal. Temos recursos garantidos, com projetos já em andamento, mas que precisam de continuidade para serem executados. Por exemplo, há um projeto de R$ 20 milhões para o bairro Industrial, contemplando saneamento e habitação, que ainda não está em andamento, mas foi encaminhado. Já foram feitas várias conversas, com o apoio inclusive do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que já se dispôs a nos ajudar a continuar com essa relação com a presidenta Dilma. Uma das marcas do Governo Kim que eu certamente pretendo dar continuidade é a construção de parcerias, seja com a iniciativa privada, seja com o poder público. A Usiminas, por exemplo, está fazendo grandes obras na cidade. Já temos conversas com a Cenibra também.

DP – Quais as principais ações de campanha para conquistar o voto do eleitor?
NELI – Nossa campanha está tendo uma grande aceitação da população. Esse apoio do prefeito Kim é importantíssimo, já que ele é muito querido e muito respeitado na cidade. Isso vem fortalecendo cada dia mais nossa campanha, que vem crescendo. Fizemos várias caminhadas pela cidade, inauguramos dois comitês (um no Centro e outro no bairro Industrial). Estamos andando o dia todo, visitando todos os eleitores. A intenção é visitar cada casa de Santana do Paraíso. Também faremos comícios, o nosso primeiro está marcado para o dia 10 de setembro.

DP– Que recado a senhora deixa para eleitor de Santana do Paraíso?
NELI – Nós temos feito uma campanha muito bonita, com muita seriedade e transparência. A população teve a oportunidade de experimentar esse governo do qual eu fiz parte durante 7 anos e dois meses, assim como também como meu vice, pastor Gabriel, e eu escuto que a população quer a continuidade dessa gestão que deu certo, que mudou a cara de Santana do Paraíso e trouxe dignidade para nossa cidade. Por isso eu acredito nesse povo e nessa continuidade, e vamos chegar lá, porque esse é o desejo do povo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com