Cidades

Vale do Aço terá Samu Regional

Solenidade de assinatura do convênio entre as prefeituras e governos estadual e federal para a implantação do serviço de urgência no Vale do Aço


IPATINGA
– A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) para a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) vai permitir o atendimento a mais de 460 mil pessoas nos municípios de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. A decisão foi formalizada nesta segunda-feira (2), entre prefeitos e secretários municipais do Vale do Aço e do Leste de Minas, além de representantes do governo federal e estadual, durante o lançamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales), que é responsável pelo funcionamento do serviço.

Em sua primeira etapa, o Samu Regional-192 irá atender aos municípios de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, com perspectivas de ampliação, em médio prazo, para as cidades localizadas na microrregião de Caratinga. Concretizada esta incorporação, o consórcio intermunicipal irá abranger um contingente de 35 municípios e cerca de 770 mil pessoas. Ipatinga, que já conta o Samu municipal há mais de 10 anos, funcionará como Central de Regulação, a exemplo do que acontece em Belo Horizonte.

TERRENO
A prefeita Cecília Ferramenta reforçou a importância do momento, que efetiva o atendimento a uma antiga reivindicação da região. “A Prefeitura de Ipatinga já colocou à disposição a experiência técnica e operacional do Samu. Mas é fundamental destacar que este é um projeto conjunto, em benefício de todos”, pontuou a prefeita, durante a assinatura do termo de compromisso para adesão ao Cisvales.

Durante o evento, a prefeita Cecília Ferramenta adiantou que a Prefeitura de Ipatinga irá efetuar a doação de um terreno – localizado próximo à atual sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Novo Cruzeiro – para abrigar a sede do Samu Regional-192. Já a diretoria administrativa do Cisvales irá funcionar na atual sede do Samu, no bairro Cidade Nobre.

UNIÃO PELA VIDA
“Todo investimento na área de saúde é importante, mas esse é ainda mais, pois consolida uma rede de assistência de urgência e emergência em nível regional. Trata-se de uma união importante para salvar vidas”, resumiu o prefeito de Timóteo, que desde o início do mandato tem defendido a criação do SAMU Metropolitano. “O SAMU vai garantir um atendimento de qualidade na hora e no melhor lugar”, completou Keisson Drumond.

Em Timóteo, o SAMU terá duas Unidades de Suporte Básico (USB), equipadas com ambulâncias e equipes multiprofissionais, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com todos os equipamentos e profissionais de uma UTI. As Unidades Básicas ficarão no distrito de Cachoeira do Vale e no Centro Sul, enquanto a Unidade Avançada ficará próximo à ponte nova entre Timóteo e Coronel Fabriciano, na entrada para o bairro Alegre.

PROJETOS NAS CÂMARAS
O assessor técnico da Secretaria de Atenção à Saúde de Minas Gerais (SAS-MG), Carlos Vanderley Soares, representando o Secretário Nacional de Saúde, Helvécio Magalhães, garantiu apoio integral do Ministério da Saúde ao Cisvales. “Estamos aqui ratificando o compromisso de ampliar o acesso e qualificar o atendimento de urgência e emergência à saúde desta importante região do país”, reforçou.

O porta-voz do Ministério da Saúde pediu empenho das Câmaras Municipais para assegurar a aprovação rápida de projetos de leis autorizativos para adesão ao consórcio. “Estamos fazendo a nossa parte para viabilizar a implantação do Samu Regional ainda no primeiro trimestre de 2014”, antecipou.

Também assinaram o termo de compromisso para adesão ao Consórcio a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, os prefeitos de Timóteo, Keisson Drumond, e de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte, além de outras autoridades públicas. Participaram do evento o promotor público da Comarca de Ipatinga, Walter Freitas, e o gerente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Minas Gerais, Anchieta Poggiali.

ESTRUTURA

De acordo com o projeto inicial, Coronel Fabriciano contará com duas bases do Samu Regional-192, no Centro e no distrito do Melo Viana; Timóteo também terá duas bases, no trevo da Sinergia e no bairro São José, e Santana do Paraíso, com uma base no bairro Industrial. Ainda uma unidade avançada, a ser instalada no trevo da Sinergia, está prevista no projeto original, para atender Timóteo e Fabriciano. Ipatinga, que funcionará com Central de Regulação, manterá as quatro bases atuais, sendo uma delas de suporte avançado.

CUSTEIO
O custeio do funcionamento operacional do Samu Regional-192 é tripartite, cabendo ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e os municípios arcarem com os recursos necessários ao pagamento de pessoal e à manutenção operacional das ambulâncias, através de recursos que serão repassados via Consórcio. O Ministério da Saúde assegura a doação das ambulâncias, que podem ser no modelo básico (USB) ou avançado (USA), esta com estrutura de atendimento similar à de uma UTI.


O SAMU 192 é um importante instrumento de salvamento de vidas que vai abranger uma população de 460 mil pessoas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com