Cidades

Uso de estacionamento tem mais 110 idosos cadastrados

(Crédito: Secom PMI)

IPATINGA – Mais de 100 idosos foram cadastrados pela Prefeitura de Ipatinga no último domingo (21) e receberam, no mesmo dia, a credencial que dá direito à utilização de vagas preferenciais de estacionamento na cidade. O cadastro é uma exigência legal, da mesma forma que pessoas com deficiência.

O cadastro foi feito durante o “Projeto Cidadania”, promovido pelo Shopping do Vale, que teve a PMI como parceira. Durante todo o dia, 123 idosos passaram pelo stand da PMI no centro de compras, sendo feitos 110 cadastros e renovados outros 13. O atendimento foi rápido, e os resultados considerados bastante positivos.

Foi feito um verdadeiro mutirão para o cadastro dos idosos, que, com a credencial emitida pela Prefeitura, podem utilizar as vagas reservadas a pessoas com mais de 60 anos de idade. “Esse serviço ajuda muito, dá mais conforto e segurança quando a gente precisar sair de casa. Agora sei que posso me locomover de carro e que terei vaga para estacionamento”, aprovou o aposentado Sebastião Ferreira, de 64 anos.

Quem não passou pelo Shopping pode fazer o cadastro durante a semana – de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h –, no Departamento de Trânsito (Detra), na antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre. É preciso apresentar cópias de documento de Identidade e de comprovante de endereço.

VAGAS
O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, destacou que o cadastro de idosos ajuda a organizar as vagas de estacionamentos públicos. Ele disse que a Prefeitura tem investido no setor de trânsito, com a revitalização de faixas de pedestres e sinalizações horizontal e vertical, e a delimitação de vagas especiais de estacionamento também é prioridade.

Conforme Finocchio, 5% das vagas de estacionamento em Ipatinga são destinadas a idosos, e outros 2% são exclusivos para pessoas com deficiência. Entretanto, para utilização dessas vagas preferenciais é preciso fazer o cadastro e obter a credencial junto à Prefeitura. A utilização indevida de vagas reservadas a idosos e deficientes constitui infração leve, com perda de três pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 53,20.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com