Esportes

Usipa recebe japonês medalhista Olímpico

IPATINGA – A Associação Esportiva e Recreativa Usipa recebeu a visita do atleta olímpico, medalha de bronze em Londres (2012), o japonês Masashi Nishiyama. Durante dois dias no clube, o medalhista participa dos treinos com os atletas e técnicos usipenses num grande workshop sobre suas experiências e técnicas de combate que o levaram à medalha olímpica.
No primeiro dia de intercâmbio, o judoca e a comitiva da Nippon Steel, acompanhados do presidente do cube Sanzio Figueiredo e do gerente de Esportes Nilson Moura de Oliveira, conheceram a estrutura da Usipa e toda equipe técnica, inclusive, tiveram a oportunidade de encontrar a primeira usipense medalhista olímpica, Lucimar Moura, bronze em Pequim.

ENCONTRO
O momento mais esperado seria o encontro entre Nishiyama e a promessa tricolor no judô, a atleta Ramoni Toledo. A lutadora, de 17 anos de idade, já é faixa preta e coleciona medalhas e títulos nacionais, estaduais e regionais, além da experiência internacional, quando disputou o Campeonato Sul-americano de judô no Peru, em 2014, e sagrou-se campeã da categoria Sub-15. “A Ramoni é um grande destaque nos tatames e uma promessa em busca de vaga nas olimpíadas 2020, em Tóquio. Este contato com um medalhista olímpico é muito importante no crescimento técnico dela e sem dúvida um ganho motivacional”, enfatiza o coordenador de Judô da Usipa, Hevilmar Rocha.
“É uma emoção muito grande estar frente a frente com um medalhista do maior evento esportivo do mundo, principalmente quando se obejtiva, um dia, competir e subir ao pódio desta competição. Ouvir a história de vida de Nishiyama faz com que o meu sonho se mostre mais palpável”, declara a judoca Ramoni Toledo.
Embora não falem o mesmo idioma, os atletas brasileiros e japonês se entenderam muito bem no tatame, isto porque na hora da luta a linguagem é universal. Entre técnicas e golpes, olhos vidrados e muita atenção aos pequenos detalhes do que o medalhista explicava. Algumas gargalhadas eram inevitáveis para Nishiyama quando tentava se expressar falando palavras em português.

PARCERIA
A forte ligação existente entre a Usiminas e sua controladora Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) criou, em seis décadas de história, uma profunda proximidade com as cidades do Vale do Aço – em especial com Ipatinga (MG). E um dos componentes essenciais dessa trajetória tem sido a prática do judô na região.
Projetada no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), a Usiminas trazia o DNA japonês desde o início de suas operações. E quando os primeiros funcionários vindos do Japão chegaram ao Vale do Aço para a construção da siderúrgica, no final da década de 1950, o judô se tornou um fator de aproximação com a população brasileira em Ipatinga. Tanto que, em 1961, o diretor da NSSMC na época criou o departamento de judô no clube da Usipa.
Desde então a NSSMC se preocupou em enviar instrutores renomados e promover ações de incentivo à prática do esporte. Uma dessas iniciativas é o projeto de intercâmbio, por meio do qual o CEO da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, propôs à NSSMC trazer à região o atleta Masashi Nishiyama, funcionário da companhia no Japão e vencedor de diversos torneios internacionais – tendo sido medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres (2012).
A iniciativa, na avaliação tanto da NSSMC quanto do CEO Rômel Erwin de Souza, reflete a importância do judô para a sociedade do Vale do Aço. E representa um elo simbólico entre a prática de esportes dos dois países: afinal, a última edição dos Jogos Olímpicos ocorreu no Rio de Janeiro, em 2016, e a próxima edição será em Tóquio, em 2020. O sonho olímpico continua – e ajuda a reforçar a proximidade entre Brasil e Japão.

Nishiyama também realiza
treinamento no Paraíso

O judoca japonês Masashi Nishiyama estará em Santana do Paraíso nesta quarta-feira (15), a partir das 14h, para uma visita e treinamentos no dojô do Centro Educacional João Matias Oliveira e Célia (CEJOC), no centro da cidade, projeto social, esportivo e cultural que conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
No CEJOC, Nishiyama realizará uma palestra e participará de treinamentos com dezenas de crianças e adolescentes do projeto “Esporte+Educação=Cidadania”, mantido pelo Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS) com apoio de empresas como a Oi, Renner, Cenibra e Nippon Steel, esta última também patrocinadora do judoca medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres. A visita do atelta japonês à cidade será encerrada com um encontro no Rotary Clube, a partir das 19h30.

INTERCÂMBIO
Entre outras atividades nas áreas de esporte e cultura, o CEJOC realiza um importante trabalho com o judô em Santana do Paraíso, que, graças ao projeto coordenado pelo professor Rodrigo Góis Borges – faixa preta 2º Dan –, tornou-se um pólo da modalidade no interior mineiro. Entre os alunos do projeto, existem alguns campeões mineiros e até vice-campeões sul-americanos.
A prefeita Luzia Teixeira de Melo destacou que esse intercâmbio reforçará e incentivará o esporte em Santana do Paraíso, “além de celebrar as relações de amizade entre Brasil e Japão”. Por sua vez, Rodrigo Góis, coordenador do projeto, aposta que a visita do atleta medalhista olímpico japonês vai elevar o nível do esporte e incentivar ainda mais a prática do esporte e a revelação de novos talentos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com