Cidades

Usiminas suspende pagamento de dívidas após acordo com credores

DA REDAÇÃO – A Usiminas confirmou, em fato relevante, nesta sexta-feira (18), ter fechado acordo com seus principais credores financeiros para a suspensão temporária de pagamento de dívidas (“standstill”). Conforme a siderúrgica, o acordo foi fechado com Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander (Brasil) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Usiminas também informou ter firmado um instrumento semelhante com os credores financeiros japoneses Japan Bank for International Cooperation (JBIC), The Bank of Tokyo Mitsubishi UFJ, Mizuho Bank e Sumitomo Mitsui Banking Corporation.

120 DIAS
“Os acordos determinam a suspensão da exigibilidade das obrigações de pagamento do montante principal, e as obrigações de cumprimento de índices financeiros contidos nos contratos de financiamento celebrados com os respectivos credores, pelo prazo de 120 dias contados da assinatura do documento”, informou a Usiminas.
Também foi acordado que os credores se comprometem a não declarar o vencimento antecipado das obrigações financeiras da Usiminas. A operação deixará de vigorar antes do término do prazo caso não seja aprovada, em assembleia geral da companhia, a proposta de aumento de capital da Usiminas no valor mínimo de R$ 1 bilhão, ou não seja aprovada proposta alternativa, salvo se houver prévia anuência dos credores.

“A Usiminas continuará negociando com os bancos um projeto de reestruturação financeira de forma a adequar seu perfil de endividamento às perspectivas de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de preservar as capacidades financeira e operacional da companhia”, completa o comunicado.

Assembleia para aumento de capital será em 18 de abril

SÃO PAULO (Reuters) – A assembleia de acionistas da Usiminas para discussão da proposta de aumento de capital de 1 bilhão de reais feita pelo grupo Nippon Steel foi marcada para 18 de abril, em reunião do Conselho de Administração da siderúrgica brasileira realizada nesta sexta-feira. “O conselho aprovou por maioria que só será discutida (na assembleia) a proposta da Nippon”, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto. O placar da reunião foi o mesmo da semana passada, 7 a 3, com os três votos contrários cabendo aos conselheiros do grupo Techint, afirmaram as fontes.

O grupo ítalo-argentino, porém, que participa da Usiminas por meio da Ternium, vai avaliar se exercerá direito de convocar uma assembleia para discussão de sua proposta, disse outra fonte próxima do assunto. A proposta da Techint envolve aumento de capital da Usiminas em cerca de 500 milhões de reais e utilização de outros cerca de 500 milhões em recursos do caixa da mineradora Musa, que tem o controle compartilhado pela japonesa Sumitomo Corporation e pela siderúrgica brasileira. As ações preferenciais de classe A da Usiminas operavam estáveis às 16h40 de ontem, enquanto o Ibovespa mostrava desvalorização de 0,9 por cento. Os papéis ordinários, que não estão no índice, recuavam mais de 8 por cento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com