Cidades

Usiminas formaliza compromisso com MPMG sobre explosão do gasômetro

IPATINGA – A Usiminas assinou na segunda-feira (24) com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relativo ao colapso do Gasômetro da Usina de Ipatinga em agosto de 2018. A solenidade contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, do presidente da companhia, Sergio Leite, do vice-presidente Industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, além do coordenador do Caoma (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente), Carlos Eduardo Ferreira Pinto e do promotor de Ipatinga, Rafael Pureza.

BENEFÍCIOS E IMPACTOS

“Em toda a sua história, a Usiminas demonstrou comprometimento com as comunidades e com as pessoas, sendo uma referência por sua atuação social. Temos consciência dos impactos gerados pela atividade siderúrgica, assim como acreditamos na construção de soluções conjuntas, pautadas pelo respeito e pelo diálogo. A atividade industrial traz consigo benefícios importantes, como a geração de emprego, renda, tributos e desenvolvimento. Seguiremos trabalhando para ampliar cada vez mais esses benefícios, ao mesmo tempo que buscamos minimizar os impactos, gerando valor para as comunidades onde estamos presentes”, avalia Sergio Leite.

Representantes da Usiminas e do Ministério Público no ato de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

COMPROMISSOS

No documento, a empresa assume o compromisso, entre outras ações, com a implementação de um programa de Compliance Ambiental, com o objetivo de prevenir e mitigar riscos, desconformidades e danos ambientais e com a destinação de recursos da ordem de R$ 4,5 milhões a projetos de interesse socioambiental cadastrados na Plataforma Semente a serem desenvolvidos no município de Ipatinga. Está prevista, ainda, a implementação de um Plano de Ação de Emergência que identifique riscos potenciais para a integridade física dos colaboradores, da população e do meio ambiente, bem como a implementação de barreiras de segurança por ocasião da retomada das operações do equipamento.

NOVO GASÔMETRO

“O novo gasômetro está no estado da arte no que se refere à recuperação de gás de aciaria e também segurança. Incorpora as mais novas tecnologias e aprendizados fornecidos por empresas referências mundiais no segmento, como a SteelPlantech e Motherwell. O equipamento traz ainda novas barreiras preventivas identificadas por meio de técnicas de análise de riscos, com suporte da Det Norske Veritas (DNV), especializada em no tema e com 150 anos de atuação, responsável por uma avaliação de conformidade”, explica Américo Ferreira Neto, vice-presidente Industrial da Usiminas.

ATUAÇÃO AMBIENTAL

A Usiminas é uma empresa com 59 anos de operação que, ao longo dos anos, se tornou referência na atuação social, especialmente por meio da Fundação São Francisco Xavier e do Instituto Usiminas, e vem dando importantes passos na sua agenda de sustentabilidade. No ano passado, entre diversas outras ações na área ambiental, a empresa inaugurou a Central e a Rede de Monitoramento de Emissão de Particulados, uma iniciativa pioneira entre as indústrias siderúrgicas brasileiras. Na Central é realizado o monitoramento contínuo da operação da usina de Ipatinga e a checagem de toda a unidade com o apoio de mais de 30 câmeras e dos dados coletados por rede interna, permitindo uma ação imediata de medidas em caso de ocorrências fora da normalidade.

RAMP

Já a Rede Automática de Monitoramento de Particulados (Ramp) é composta por 31 pontos de captação de dados instalados no entorno do Pátio de Carvão, Coquerias, Sinterização, Altos-Fornos e Aciaria que permitirão identificar as fontes das principais emissões na planta com dados enviados on-line para o sistema de gestão.

A Usiminas também formalizou, recentemente, sua adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa é um compromisso proposto pela Organização para estimular as empresas a alinharem sua atuação de modo a promover o crescimento sustentável, estimulando a sociedade a atingir objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

FUNDAÇÃO

A companhia tem, ainda, atuação social destacada, principalmente, por meio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e do Instituto Usiminas. A Fundação é responsável pela gestão de cinco hospitais, referências em suas regiões e com a maior parte dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde. Já o Instituto Usiminas faz a gestão de apoios e patrocínios a iniciativas sociais, culturais, educacionais e esportivas nas localidades onde a companhia está presente. Em 2020, a Usiminas, por meio do Instituto, destinou R$ 24 milhões a 80 iniciativas por meio das leis de incentivo à Cultura e ao Esporte, Fundo Nacional do Idoso, Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) em Minas Gerais e São Paulo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com