Cidades

Usiminas apresenta os resultados da FSFX, braço social da companhia

A Usiminas, em respeito a seu compromisso de diálogo e transparência junto às comunidades, traz um balanço dos resultados alcançados e das atividades realizadas pela Fundação São Francisco Xavier, seu braço social nas áreas de saúde e educação, ao longo de 2019.

Instituída pela Usiminas há 50 anos, a Fundação São Francisco Xavier foi criada para ofertar saúde e educação aos colaboradores da companhia e à comunidade que se formava então, uma vez que, naquela época, Ipatinga ainda não contava com esses serviços. Ao longo dos anos, a entidade cresceu e ampliou sua atuação para outros setores, outras cidades e para a população em geral.

Atualmente, a FSFX conta com mais de seis mil empregados em cinco estados. Além do Hospital Márcio Cunha, referência em toda a região do leste de Minas Gerais, a entidade é responsável pela gestão do Hospital Carlos Chagas, em Itabira, pelo Hospital de Cubatão, no estado de São Paulo e pelo Colégio São Francisco Xavier. A Usisaúde, operadora do plano de saúde da FSFX, é uma das cinco maiores do Estado com mais de 160 mil segurados e conta com ampla rede credenciada, garantindo tranquilidade para seus usuários. A Fundação também possui a Vita, especializada em Saúde Ocupacional, Segurança e Meio Ambiente, e o Centro de Odontologia Integrada (COI).

Boa parte do sucesso alcançado pela FSFX vem de sua gestão moderna e inovadora – trazida da Usiminas e adotada desde a criação da entidade -, que aplicou no setor de saúde práticas oriundas da indústria, como os rígidos controles de qualidade e custos. Essa experiência, incomum em seus setores de atuação, permitiu que a Fundação tivesse segurança para avançar nos negócios e conquistasse diversas certificações de referência em sua área.

MODELO E GESTÃO

Em 2019, a Usiminas promoveu uma série de ajustes e melhorias no modelo de gestão da Fundação São Francisco Xavier e da Fundação Educacional São Francisco Xavier, visando adequá-los às melhores práticas de governança corporativa estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A FSFX e a FESFX passaram a contar com uma diretoria colegiada, membros independentes no Conselho Curador e uma nova área de Compliance ligada ao Conselho Curador que, por sua vez, é composto por diretores da Usiminas – instituidora da Fundação –, um representante da comunidade do Vale do Aço, além de um profissional com ampla experiência no setor de saúde. Essa é a primeira vez na história de ambas as Fundações que membros independentes farão parte de seus Conselhos Curadores. Outra mudança relevante foi a criação de Conselhos Fiscais, também com a participação de um membro independente.

A mudança de gestão também visa construir a perenidade da instituição, por meio de uma maior transparência e de um trabalho firme na busca do equilíbrio financeiro de unidades que hoje estão deficitárias, como o Hospital de Cubatão e a recuperação dos resultados esperados quando da aprovação do orçamento da instituição pelo seu Conselho Curador. A nova direção tem, ainda, o desafio de buscar junto ao governo de Minas Gerais o equacionamento da dívida referente aos atendimentos prestados e a retomada de importantes programas de incentivo, que trazem contribuições fundamentais para a manutenção do serviço de excelência prestado ao público.

FOCO

O surgimento e o crescimento da FSFX estão atrelados à história da Usiminas. A empresa e a instituição vêm realizando uma série de iniciativas com foco na saúde, educação e desenvolvimento social, voltadas para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades onde estão presentes. A Usiminas reforça que manterá esse compromisso histórico, como faz há 57 anos, e agradece o apoio daqueles que ajudam a construir um presente melhor e um futuro promissor para todos.

Confira abaixo os principais destaques da FSFX em 2019.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com