Cidades

UPA de Ipatinga implanta serviço de fisioterapia

Fisioterapeuta tem grande importância na estabilização e recuperação do paciente com Covid-19

IPATINGA – Pela primeira vez em seis anos, desde a sua inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga passa a contar com assistência fisioterapêutica. Um profissional da especialidade começou a atender no local no início da semana, para dá suporte aos casos de pacientes que chegam com desconforto respiratório agudo.

 A contratação deste novo serviço veio trazer mais qualidade e humanização à saúde pública de Ipatinga, principalmente neste período de pandemia. O coronavírus pode causar uma inflamação muito grande nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso, os pacientes entram em falência respiratória rapidamente.

Dessa forma, a fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação da infecção causada pela Covid-19.

COMBATE AO COVID-19

Conforme o prefeito Nardyello Rocha, a chegada desta especialidade na urgência e emergência é mais uma ação efetiva na luta e no combate ao Coronavírus. “A Unidade de Pronto Atendimento é a porta de entrada não só dos moradores de Ipatinga, mas de outras 13 cidades da região. E por muitas vezes também atendemos pacientes de outras microrregiões. Portanto, quanto mais fortalecida estiver a UPA, maior a probabilidade desses pacientes terem o quadro estabilizado, sem evoluírem para o agravamento. Fico feliz e honrado que nosso governo seja protagonista desta ação porque, pela primeira vez na história, a UPA contará com profissional de fisioterapia para agregar ainda mais às medidas diversas que essa Administração tem executado no combate à Covid-19”, disse o chefe do Executivo.

PROCEDIMENTO

A fisioterapeuta Kenya Rodrigues Marques explica que a atuação da fisioterapia na urgência e emergência não é tão conhecida pela população. Porém, essa assistência é de suma importância nos pacientes acometidos pela covid-19.

“Começamos fazendo uma avaliação do padrão ventilatório do paciente, se ele está com esforço respiratório, se precisa de suporte ventilatório maior, seja a ventilação não invasiva ou a mecânica invasiva. O objetivo é melhorar de imediato esse padrão respiratório, as trocas gasosas e fazer com que o paciente supere o desconforto respiratório”, explica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com