Cidades

UPA de Fabriciano completa dois anos com mais de 82 mil atendimentos

FABRICIANO – Inaugurada no dia 25 de junho de 2020, a UPA 24 Horas de Coronel Fabriciano comemora dois anos de funcionamento com números expressivos em atendimentos, procedimentos, exames e administração de medicamentos para pacientes em situação de emergência em Fabriciano. Neste período, a UPA realizou mais de 82 mil atendimentos e cerca de 360 mil procedimentos, o que significou mais de 490 serviços prestados diariamente.

Situada na avenida Maanaim, bairro Sílvio Pereira ll, a UPA virou referência regional, socorrendo pessoas de Fabriciano e outros municípios, graças à facilidade de acesso na ligação com a BR 381. Somente em 2022, foram atendidos pacientes de 559 cidades diferentes.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que os números deixam clara a importância da UPA no contexto da saúde municipal e regional. “Nós investimos na construção da UPA para integrar a Atenção Básica à Atenção Intermediária, eliminando o vazio assistencial que existia há anos na cidade. Para fazer essa obra, nós resgatamos uma portaria que havia sido devolvida ao Ministério da Saúde por gestões passadas sob alegação de que a cidade não precisava de UPA. Agora os números dizem por si mesmos”, afirma Cacau.

NOVOS EQUIPAMENTOS E PESSOAL

Entre 2021 e 2022 a UPA ampliou em duas vezes o número de atendimentos em comparação com o primeiro ano de atendimento. Tudo isso se explica também pelos investimentos feitos na unidade com aquisição de novos equipamentos e contratação de pessoal pela administração municipal junto ao Ministério da Saúde. A realização de procedimentos e exames de média complexidade, como hemogramas e eletrocardiogramas (ECG), melhorou a capacidade de resposta da equipe médica. Em 12 meses, foram realizados 1.400 ECG e mais de três mil hemogramas.

A medicação de urgência ofertada em tempo garante atendimento de qualidade e satisfação aos pacientes. Desde que se tornou unidade sentinela, a UPA também virou referência em atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios, o que possibilitou a chegada de recursos para aquisição de cadeiras, colchão de maca, aparelhos médicos, poltronas para medicação rápida e outros equipamentos.

Em breve, a unidade ganhará uma nova ambulância (UTI móvel), possibilitando o transporte dos pacientes para o Hospital Dr. José Maria Morais.

Com um modelo de gestão moderna, pautada na governança, e uma equipe profissional completa e bem treinada, desde a portaria até a sala de emergência, a UPA tem alta resolutividade dentro de protocolos médicos amparados em avaliações constantes.

MAIS INVESTIMENTOS EM CURSO

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, parabenizou a unidade pelos dados apresentados e ressaltou que o município manterá a política de investimentos na saúde. “Estamos cientes que ainda há muito que fazer. Muita gente achava que não valia a pena ter uma UPA, hoje nós temos certeza que precisamos avançar mais. Em breve vamos inaugurar o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o maior centro de especialidades do Leste de Minas, que funcionará ao lado da UPA”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com