Cidades

Univaço firma convênio com Universidade de Coimbra

O diretor acadêmico da Univaço, Dr. Gallinari, e André Gonçalo, de Coimbra, exibem o convênio

IPATINGA –
Em busca da internacionalização de seu ensino e de aprimoramento do ponto de vista acadêmico, a Univaço oficializou um convênio com a Universidade de Coimbra. O professor André Gonçalo Dias Pereira, da instituição portuguesa, veio a Ipatinga exclusivamente para a assinatura de um protocolo de intenções como forma de firmar o intercâmbio.

O diretor acadêmico da Univaço, José Carlos de Carvalho Gallinari, explica que as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina, publicadas recentemente, estimulam, dentro de seu texto, que as escolas procurem se internacionalizar e coloca isso como valor de referência da instituição do ponto de vista acadêmico, ao buscar o conhecimento de outras instituições.

“Visando adiantar esse passo, a Faculdade de Medicina, que está numa fase madura, bem organizada, por meio de contatos que temos, buscou essa internacionalização em convênio com a Universidade de Coimbra”, resumiu Dr. Gallinari.

De acordo com o diretor acadêmico esse é um passo importante, pelo vínculo com uma instituição de tradição na Europa. “Felizmente, a universidade está em um local onde temos muito de nossa cultura.”

DIRETRIZES
O coordenador do curso de Medicina, Dr. Eric Bassetti, pontua que a questão das diretrizes curriculares é recente e as escolas têm até 2018 para implantar as mudanças. Entretanto, a Univaço pretende fazer isso o quanto antes. “O currículo do nosso curso já é muito próximo do que exigem as novas diretrizes. Mas esperamos que, o mais cedo possível, estejamos em conformidade com as alterações”, destacou.

Com a internacionalização, observa, a ideia é que o aluno tenha a oportunidade de vivenciar outros cenários para o aprendizado. “Até então, esse aluno ficava muito preso dentro da escola. Mesmo nos estágios que existiam nas diretrizes curriculares anteriores, poderia fazer no máximo 25% do estágio fora da unidade federativa. Temos alunos da Bahia, por exemplo, e se quisessem fazer parte do estágio que é obrigatório fora daqui, só um quarto poderia ser feito em seu Estado de origem”, relatou.

Com as novas diretrizes, foram ampliadas as possibilidades, incentivando o aluno para fazer a complementação dessa carga horária em outras instituições de ensino. A mudança é considerada importante pelo coordenador e contribuirá para a formação dos médicos.

NOVAS CULTURAS
A coordenadora de ensino da Univaço, Drª Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima, acrescenta que a faculdade segue uma tendência mundial das melhores escolas, de proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer escolas e culturas diferentes. O convênio abrirá caminho também para receber alunos da Universidade de Coimbra. “A tendência das melhores faculdades é proporcionar essa oportunidade de formação mais globalizada ao aluno. Acredito que seja importante promover esse tipo de experiência”, avaliou.


Solenidade de assinatura do convênio entre as duas instituições

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com