Cidades

Unimed VA e Corpo de Bombeiros realizam treinamento de primeiros socorros

FABRICIANO – Situações simples do dia a dia de crianças e adolescentes, como brincar no pátio da escola ou comer um lanche, podem resultar em acidentes graves, envolvendo até mesmo fraturas ou engasgos. Por essas e outras razões, o conhecimento de técnicas de primeiros socorros é essencial em situações de emergência, até a chegada do atendimento especializado. A Unimed Vale do Aço, em parceria com o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Coronel Fabriciano, realizaram um treinamento em Primeiros Socorros a colaboradores de cinco instituições de acolhimento infantil da região do Vale do aço. A atividade ocorreu no auditório do Hospital Metropolitano.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

“O treinamento é um projeto de responsabilidade social da Unimed Vale do Aço, que contribui para o atendimento de um requisito legal determinado a essas instituições, contribuindo com o aprimoramento desses profissionais no atendimento dos usuários dos seus serviços. Tal demanda esta preconizada no plano nacional de promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, que prevê realizar capacitações, formação continuada para toda equipe, habilidades práticas e estratégias de trabalho para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido”, esclareceu Kátia Brito, analista de RH da Unimed Vale do Aço.

Estiveram presentes representantes do Educandário Família de Nazaré (EFAN) e a Instituição de Acolhimento Infantil S.O.S Família de Ipatinga, Unidade de Acolhimento Institucional ADRA 1 e ADRA 2, ambas de Coronel Fabriciano, e a Instituição de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Municipal de Timóteo. O curso foi ministrado pelos soldados Braittny e Pimenta, do 5° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Coronel Fabriciano. Além da parte teórica, com explicações sobre fraturas, convulsões e outros acidentes, eles também compartilharam conhecimentos práticos.

CONHECIMENTOS ESSENCIAIS

“Os conhecimentos básicos em primeiros socorros são essenciais e auxiliam na prestação de um atendimento mais efetivo e com menos chances de agravamento, seja ele um trauma, algum acidente em casa ou na escola. Preparamos um treinamento didático, com exemplos vividos no dia a dia, como alguns tipos de fraturas e cortes, crises epiléticas ou convulsivas, engasgo com obstrução de vias aéreas”, afirmou o soldado Braittny.

Marinele Ramos, do EFAN, destacou a contribuição do treinamento para a rotina da instituição. “Nem sempre temos total conhecimento de como socorrer nossas crianças e adolescentes em caso de acidentes então o treinamento nos dá informações e técnicas que podemos utilizar. Com certeza saio daqui com um conhecimento essencial para a rotina da instituição”, afirmou.

O bombeiro militar reforçou a importância da corporação ser acionada. “Mesmo que a pessoa tenha conhecimentos em primeiros socorros e realize algumas técnicas, é essencial o acionamento do socorro. Além do Corpo de Bombeiros ou SAMU passarem orientações pelo telefone, baseados nas informações repassadas pela vítima ou por quem estiver próximo, o socorro é a forma de concluir o atendimento e garantir a recuperação de quem sofreu o trauma ou o acidente. Portanto, sempre que precisarem acionem o 193”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com