Cidades

Unimed orienta colaboradores sobre gripe

FABRICIANO – A gripe é uma doença contagiosa, transmitida por um vírus capaz de sofrer mutações. Nesta época do ano, em função das quedas de temperatura, cresce o número de pessoas com a patologia e os cuidados devem ser redobrados. Voltada para a prevenção da Influenza, a Unimed Vale do Aço realizou palestras para trazer orientações aos seus colaboradores do Núcleo de Especialidades e Diagnóstico (NED) Ipatinga, Sede administrativa, Hospital Metropolitano Unimed (HMU), e pacientes. As orientações foram passadas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Weslanda Marques Ulhôa.

Dentre as instruções, a profissional da saúde destacou a importância da higienização das mãos. “Em quase tudo o que fazemos, utilizamos as mãos. Seja para abrir portas, pegar objetos como caneta, copo, cumprimentar pessoas. Em razão disso, as mãos são grandes disseminadoras de várias doenças e é fundamental que tenhamos o hábito de higienizá-las com água e sabão, quando visivelmente sujas, ou aplicando álcool quando não há sujidade visível”, explicou.

ORIENTAÇÕES

Orientações sobre como proceder ao espirrar e tossir também foram explicadas. “Tosses e espirros são bastante comuns e é necessário dar a devida atenção a esses atos, que podem provocar a disseminação de germes no ambiente. A etiqueta de tosse é uma recomendação que contribui para diminuir os riscos de transmissão de doenças respiratórias e bastam 2 gestos de proteção bem simples: tape o nariz e a boca ao tossir, espirre com lenço de papel descartável ou cubra com o braço, nunca com as mãos. Higienize as mãos com água e sabão ou com álcool sempre que assoar o nariz, tossir ou espirrar”, destacou Weslanda Marques.

CELULARES

A enfermeira também falou sobre os telefones e a necessidade de limpá-los “Hoje estamos com os celulares a todo momento. Levamos os aparelhos para o ambiente de trabalho, supermercados, ônibus, festas e até mesmo ao banheiro. Poucas pessoas se lembram de limpá-los e ao deixarmos de fazê-lo, eles se tornam um grande propagador de doenças. Higienizar as estações de trabalho, como bancada, teclados, mouse, grampeador e canetas com àlcool 70% também é uma ação preventiva”, esclareceu.

VACINAÇÃO

No último dia 10, unidades da rede pública de saúde de todo o país iniciaram a campanha de vacinação contra a gripe. Gestantes, crianças de até seis anos e idosos acima de 60 anos estão entre os grupos prioritários para a imunização.

Na Unimed Vale do Aço, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) iniciou a campanha de vacinação, dando prioridade aos profissionais da área da assistência do HMU, por se tratar de local onde há atendimento de pacientes com quadros graves de infecções respiratórias. Em seguida, será ofertada aos funcionários dos demais núcleos da cooperativa. “A vacina não imuniza para todos os tipos de gripe, mas protege contra os mais comuns e os vírus da gripe circulantes no último ano”, explicou Weslanda Marques.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com