Cidades

Unidades de Saúde de Fabriciano abrem sábado contra o sarampo

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal realiza no sábado (19), das 7h30 às 16h30, o Dia D de Mobilização Nacional da Campanha da Vacinação contra o Sarampo. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde do município, inclusive na Serra dos Cocais, estarão abertas para vacinar tanto crianças de 6 meses a menores de 5 anos, como adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos, que estão previstos para entrar na segunda etapa da campanha.

Segundo levantamento da Secretaria de Governança da Saúde, nesta 1° etapa da campanha menos de 40% das crianças na faixa etária preconizada foram vacinadas até o momento. Por isso, é indispensável que os pais compareçam neste sábado com seus filhos. A meta do município é imunizar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. A meta no município é aplicar 5.512 doses.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha, ressalta a importância da vacinação, mediante aos inúmeros casos da doença registrados no país. “Mesmo diante do atual cenário, ainda estamos com baixa procura por parte da população. Nossa meta enquanto município é vacinar 100% do público-alvo, mantendo assim a segurança de todos”, disse.

Para receber a dose nesse dia D, basta comparecer na Unidade Básica de Saúde mais próxima com o cartão vacinal em mãos. 

Lembrando que esta 1° etapa vai até o dia 25 deste mês. Já a 2° etapa da campanha, destinada a adultos não vacinados na faixa de 20 a 29 anos, será realizada no período de 18 a 30 de novembro.

DADOS NACIONAIS

De acordo com dados do Ministério da Saúde, por meio do boletim epidemiológico, até o mês de setembro, foram confirmados 3.906 casos de sarampo no Brasil. Minas Gerais aparece como o 4º Estado no ranking de notificações, com 13 casos; atrás apenas de Pernambuco (15), Rio de Janeiro (19) e São Paulo (3.807). Outros 20 mil casos da doença ainda estão sob investigação.

SINTOMAS

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas do sarampo são: erupções ou manchas vermelhas, febre acompanhada de tosse forte ou seca; dores musculares; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; dores de cabeça e garganta; mal-estar intenso e até perda de apetite.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com