Cultura

Últimos dias do Salão do Livro tem atrações para famílias nos

IPATINGA – Tem programação especial para as famílias no fim de semana do Salão do Livro Vale do Aço. Aberto desde a última terça-feira (15), a 11ª edição do maior evento literário do Leste mineiro encerra no próximo domingo (20) com atrações culturais gratuitas. O evento é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas. Oficinas, shows musicais, lançamentos de livros, cineminha literário e roda de conversa movimentam os últimos dias da edição 2018. A programação está disponível no site: www.salaodolivrovaledoaco.com.br.
A tradicional Feira do Livro está entre as principais atrações do evento. Nesta edição, as principais distribuidoras e editoras do estado de Minas Gerais estão na feira com 24 estandes. Obras literárias infanto-juvenis, livros de colorir, com fantoches, ficção, além de títulos da área de ciências humanas estão à venda na Feira do Livro. Durante a programação cultural, são sorteados vales-livros no valor de R$ 10,00 a todos os participantes, que devem ser trocados por livros até sábado (19).

CONTAÇÃO

Na manhã de sábado (19), o espetáculo de contação de histórias “Lá onde voam os livros”, de Flora Manga, será apresentado no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O livro homônimo de Raquel e André Vieira está disponível para venda na Lojinha do Salão do Livro. No domingo (20/05), a professora Kakau conta a história “A árvore da palavra”, no Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas.
“Temos uma programação imperdível voltada para as famílias nos dois últimos dias do Salão. Dos espetáculos teatrais e musicais, passando pelos livros disponíveis na Feira do Livro até as oficinas, que ensinam a fazer brinquedos com materiais recicláveis, toda programação foi pensada para as famílias com base no tema sustentabilidade”, detalha a produtora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira.

OFICINAS

Todas as oficinas vão ensinar a fazer brinquedos com reaproveitamento de tecidos, madeira, plástico, papel e o que mais as famílias tiverem em casa. No dia 19/05 (sábado), às 10h e às 14h, simultaneamente, serão realizadas as oficinas “Fadicidade”, com Adriane Lima, que ensina a criar uma fada a partir de retalhos de uniformes das empresas da região, e “Carrinho Escova”, com Fred Paulino do CabraLab, que mostra como criar um miniveículo com escova de cabelo, canudinhos, palitos e tampinhas de garrafa.
No dia 20/05 (domingo), às 10h e às 14h, os visitantes podem oficinas “Brinquedos de Papel”, de Rafael Sol; e “Educação Ambiental, viaje neste divertido brinquedo”, do Instituto Ideias.
A conscientização sobre importância de se preservar o meio ambiente também é temática abordada nas oficinas recreativas da Biblioteca Volante do Sesc, que está estacionada no Jardim Literário do Salão do Livro Vale do Aço, até domingo (20/05), das 8h às 16h.
As inscrições para oficinas podem ser feitas na hora da oficina ou pelo telefone: 31 9 8324 4860 (Claro).

CINEMA

O Sesc também irá realizar quatro sessões do Cine Sesc, com exibição de curtas e longas metragens brasileiros e estrangeiros. Com sessões às 20h, de sexta e sábado, (18 a 19/05), a programação traz os filmes “Meu amigo Totoro” e “O mundo dos pequeninos”. No domingo (20/05), serão exibidos os curtas “Tudestória”, “Lipe, o vovô e o monstro” e “O melhor som do mundo”, às 11h. Ao meio-dia será a vez dos filmes “Astrogildo e a astronave”, “Parque Pesadelo” e o “Menino do dente de ouro”.

RODA DE CONVERSA
O papo sobre sustentabilidade vai ganhar força com a Roda de Conversa “Vamos conversar sobre arte, inovação e sustentabilidade?”, no sábado (19/05), às 20h, no Café Literário do Centro Cultural Usiminas. Os convidados serão o arquiteto e cenógrafo Paulo Waisberg e o artista plástico que trabalha o conceito de reciclagem Rafael Sol. O homenageado desta edição, Leo Piló, também reforça o debate, que será mediado pela analista técnico social do Sesc em Minas, Janaína Tábula.

MÚSICA

A Tenda Literária do Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas recebe apresentações musicais na sexta-feira (18/05), às 19h, o show “Entre Cordas e Brasis” com o Grupo Saravá. No sábado (19/05), às 19h, será a vez do Trio D’Maio Jazz. Domingo (20/05), a Orquestra de Câmara do Vale do Aço se apresenta às 14h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Ao som dos tambores do grupo Valentinas, a partir das 16h, o Salão encerra a programação de 2018.

SERVIÇOS
11º Salão do Livro Vale do Aço
Até 20 de maio (domingo)
Sexta-feira, das 8h às 22h | Sábado, das 9h às 22h | Domingo, das 10h às 18h
Informações: 31 98324 4860 (Claro)
Programação completa: www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com