Esportes

UEFA pede renúncia de Blatter após denúncias e pode deixar a Fifa

BRASÍLIA – Apesar do esquema de corrupção que explodiu na Fifa na quarta-feira, com a prisão de sete de seus membros por corrupção, a eleição para presidente na entidade será mantida nesta sexta-feira. Mas a Uefa não descarta que uma eventual vitória de Joseph Blatter pode fazer com que a Europa abandone a entidade.

Após reunião de seus membros, entre eles o presidente Michel Platini, a Uefa decidiu pelo não boicote da votação. Pelos cálculos dos europeus, o boicote significaria nesse momento a certeza de que Joseph Blatter teria mais quatro anos como presidente da entidade. O suíço é um dos candidatos no pleito.

BASTA
Apesar de se manter no Congresso da Fifa e na eleição, o presidente da UEFA Michel Platini pediu oficialmente a Blatter que deixe o futebol. Mas o suíço se recusou. “Basta”, disse o francês. “Ele já perdeu. A Fifa já perdeu”, insistiu. Platini indicou que Blatter estaria “perturbado”.

O dirigente da Uefa não descarta tomar medidas caso Blatter continue como presidente. “Precisamos tomar nossas responsabilidades. Não podemos continuar assim”, disse, insinuando que um racha poderia ocorrer no futebol. Um dos cartolas da entidade chegou a declarar que, se Blatter vencer, ele abriria a mão de seu cargo na entidade.

DISSIDÊNCIA
Questionado se a Uefa poderia deixar a Fifa, ele foi direto: “claro”. Platini também não descarta que seleções nacionais peçam para não jogar torneios da Fifa, como a Copa do Mundo. “Tudo está sobre a mesa. Mas vamos ver o que dizem as seleções nacionais”, declarou. Uma reunião está marcada para ocorrer em Berlim na próxima semana.

Segundo ele, uma grande maioria da Europa vai votar no príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, único opositor de Blatter nesta eleição. “Fazemos o pedido para que todo o mundo faça o mesmo e apoie Ali. Só assim a Fifa pode mudar”, declarou. “A reforma que a Fifa deveria fazer foi feita pelo FBI”, completou.

PRESSÃO
A pressão sobre Blatter vem aumentando. Não apenas dirigentes esportivos como também líderes políticos questionam as eleições desta sexta e o próprio suíço. Entre eles está o primeiro-ministro britânico David Cameron. Na França, o chanceler Laurent Fabius fez coro com a Uefa ao pedir o adiamento das eleições desta sexta. “Isso parece fazer todo o sentido”, afirmou, após as prisões de sete cartolas ligados à Fifa.

Da Alemanha, o ministro de relações exteriores Frank-Walter Steinmeier fez um duro ataque à entidade. “Se o futebol quer dar o exemplo, então a transparência é urgente. E se o futebol não consegue fazer sua própria limpeza, então as autoridades nacionais devem fazer o trabalho”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com