Cidades

UBS’s de Ipatinga disponibilizam testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites

IPATINGA – A partir de agora, as 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ipatinga passarão a ofertar os testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Antes o serviço estava disponível somente no Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP), no bairro Cariru. Com a descentralização dos exames, durante uma consulta de rotina no posto de saúde o médico poderá, se for o caso do paciente, indicar o teste na própria UBS.

A ampliação dos serviços irá facilitar o acesso aos usuários e, consequentemente, a detecção precoce da doença. “Este serviço, já prestado nas Unidades de Saúde somente para as gestantes, agora será ampliado, e o próprio médico, durante o acolhimento, irá avaliar a necessidade para a realização dos testes. Se o exame der positivo, o paciente imediatamente é encaminhado para a equipe de referência da doença”, explica Cíntia Barbeta, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Testes Rápidos

Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em no máximo 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

Os testes rápidos são, primariamente, recomendados para testagens presenciais. Podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa ou da polpa digital, ou com amostras de fluido oral.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com