Cidades

UBS de Timóteo prontas para a vacinação infantil

(Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO – As vacinas contra o sarampo e a poliomielite estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Timóteo durante todo o mês de novembro. Segundo balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, no primeiro dia D, 858 crianças foram imunizadas. Esse número representa 17,8% da meta de vacinação. As crianças que já receberam a vacina no início da campanha não precisam retornar à unidade de saúde.

Os pais e responsáveis que por algum motivo não levaram as crianças no primeiro Dia D devem ficar atentos. No próximo dia 22 de novembro, sábado, será realizado mais um Dia D de vacinação, quando as UBS (Alegre, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Limoeiro, Macuco, Novo Tempo, Primavera, Sede e Timotinho) ficarão abertas das 8h às 17h para a aplicação das doses das vacinas. A campanha tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.

De acordo com o secretário de Saúde e Qualidade de Vida, Ricardo Martins, quem ainda não compareceu às unidades de saúde tem uma nova oportunidade. “A vacinação é extremamente importante para a manutenção da saúde das crianças e prevenção contra doenças sérias como o sarampo e a poliomielite. Por isso todos os pais devem levar seus filhos às unidades de saúde para que eles recebam as doses da vacina e fiquem imunes”.

A imunização contra poliomielite, causadora da paralisia infantil, é dirigida para todas as crianças com idade de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já contra o sarampo, devem receber a vacina as crianças com idade de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

GESTANTES
A vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa) começou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas Gerais a estimativa é de ser aplicada em cerca de 260 mil gestantes. A vacina está disponível nos postos de vacinação das Unidades Básicas de Saúde de Timóteo.

A vacinação das gestantes previne diversos problemas e doenças nos filhos, conforme ressalta o secretário Ricardo Martins. “Neste sentido elas devem fazer o acompanhamento médico da gestação e ainda, sempre que necessário, tomar as vacinas indicadas para elas”, afirma.

O público-alvo da imunização é composto por gestantes e trabalhadores da saúde que têm contato direto com recém-nascido (obstetras, pediatras, enfermeiros e auxiliares). De acordo com o Ministério da Saúde, em Minas Gerais foram registrados 865 casos da doença e 13 mortes, entre 2011 e 2013. O objetivo da inclusão no calendário de vacinação é reduzir a incidência e mortalidade causada pela coqueluche entre os recém-nascidos.

A vacina deve ser aplicada em gestantes, entre 27ª e a 36ª semana. Nesse período o índice de proteção é estimado em aproximadamente 91%. A dose também pode ser aplicada até no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Outras vacinas integram o calendário nacional para gestantes contra a influenza e hepatite B.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com