Nacionais

TST manda empregados dos Correios voltarem ao trabalho a partir do dia 28

Os ministros decidiram que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses    (Crédito: Agência Brasil)


BRASÍLIA
– Após 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir de hoje (28), de acordo com o horário de cada funcionário. Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.
Se o trabalho não for retomado nesta sexta-feira (28), será aplicada multa de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”.
O presidente do TST, João Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios têm um dos salários mais baixos entre todas as empresas públicas federais. “Há uma falta de atrativos na carreira que não podemos perpetuar”.
Os ministros decidiram que a greve não é abusiva porque foi comunicada com antecedência pelos empregados à empresa. Também foi determinada a formação de uma comissão com representantes da empresa e dos empregados para debater a adaptação do plano de saúde oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve até hoje (27), o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%.


Entrega deve ser colocada em dia até este domingo
Brasília
– A entrega das correspondências em atraso por causa da greve dos Correios deve ser normalizada com o trabalho de hoje (28) e um mutirão previsto para o próximo fim de semana. Na tarde de ontem (27), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir da 0h desta sexta-feira.
“Um dia de trabalho com a sexta-feira e o mutirão previsto para o fim de semana vão colocar todas as correspondências em dia”, garantiu o vice-presidente jurídico dos Correios, Jefferson Carús Guedes. Os Correios estimam que 21 milhões de cartas e correspondências podem estar atrasadas por causa da greve.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), Edson Dorta, disse que, apesar da decisão judicial, a retomada do trabalho ainda será levada para análise dos empregados em assembleias. “Temos que seguir a autonomia dos sindicatos, temos que aguardar os trabalhadores tomarem suas posições”, disse.
Segundo ele, os trabalhadores não ficaram satisfeitos com a decisão do TST, mesmo sendo acima do que a empresa estava oferecendo, que era um percentual de 5,2%.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com