Nacionais

Tráfego é liberado na nova Avenida Maanaim

IPATINGA – A nova Avenida Maanaim está com tráfego liberado, oficialmente, a partir desta sexta-feira (30), na pista de ligação entre o Parque Ipanema, na altura do bairro Iguaçu, até o Cidade Nobre, Caçula, Canaã e região. As obras do novo complexo viário de Ipatinga foram resgatadas pela Administração em meados de 2014, após a prefeita Cecília Ferramenta conseguir recuperar investimentos da ordem de R$ 13 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“A Avenida Maanaim é um marco para a cidade. Mesmo com todas as dificuldades, especialmente num momento em que os municípios estão sofrendo os graves reflexos da recessão do país, criamos condições para executar esse projeto ousado, moderno e de grande importância para a mobilidade urbana”, avaliou a prefeita Cecília Ferramenta, que novamente visitou na tarde desta sexta-feira todas as etapas da construção e agradeceu a parceria mantida com o BNDES.

O PROJETO
O projeto da Avenida Maanaim foi idealizado no governo do prefeito Chico Ferramenta, que em 2004 deixou a matéria encaminhada para receber financiamentos do governo federal. Mas as obras somente foram iniciadas a partir de 2011 e logo depois paralisadas no governo anterior, que deixou apenas uma pista de cerca de 600 metros na ligação da Avenida Burle Marx com o Iguaçu, na margem direita do ribeirão, e uma ponte erguida na altura da Rua Visconde de Mauá.

O novo complexo viário da cidade vai desafogar o trânsito e é uma marca de gestão de Cecília Ferramenta

RETOMADA
O projeto foi retomado em 2014, por iniciativa da prefeita Cecília Ferramenta, com a construção da pista na margem esquerda do Ribeirão Ipanema, totalizando cerca de dois quilômetros de extensão, ciclovias, passeios, sistemas de drenagem, jardinagem, sinalização e iluminação. “Desde o princípio, buscamos executar um plano de obras racionalizado e de qualidade, que pudesse ser implementado em diversas fases ao longo do percurso”, afirmou a prefeita.

ETAPAS
A primeira etapa, da ponte na Rua Visconde de Mauá até a Avenida Simon Bolivar, na divisa do Cidade Nobre e Canaã, já está concluída em todas as fases. Na segunda etapa, entre a Avenida Guido Marliere, no Iguaçu, e a Rua Visconde de Mauá, a pista está finalizada e ainda restam os serviços de proteção das margens do ribeirão para serem executados. A terceira etapa, que liga a Avenida Maanaim até a Avenida Monteiro Lobato, na divisa do Cidade Nobre, Iguaçu e Ideal, os trabalhos de pavimentação e drenagem também estão bem adiantados. As pistas de acesso pelas Ruas Visconde de Mauá e Cristóvão Colombo também já estão liberadas.
“Ainda faltam serviços importantes para as obras terminarem completamente, mas já podemos dizer, com muita alegria para toda comunidade de Ipatinga e região, que a Avenida Maanaim deixou de ser um sonho e cada vez mais está se tornando uma realidade para todos”, concluiu a prefeita Cecília Ferramenta. Em outubro passado, uma equipe técnica do BNDES visitou e elogiou o andamento das obras e, com isso, os recursos destinados à conclusão do projeto na pista da margem esquerda do Ribeirão Ipanema já estão assegurados pela Prefeitura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com