Cultura

Tomie Ohtake morre em SP

Site Eu Amo Ipatinga

SÃO PAULO – A artista plástica Tomie Ohtake faleceu ontem, em São Paulo. Ela estava internada havia mais de uma semana por causa de uma pneumonia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde chegou a sofrer uma parada cardíaca depois de aspirar líquido gástrico, e respirava desde terça (10) com a ajuda de aparelhos. Uma das figuras mais relevantes da história da arte brasileira, conhecida como a grande dama da pintura nacional, Tomie tinha 101 anos.

Em Ipatinga, a artista japonesa criou o “Monumento Tomie Ohtake”, instalado em frente à entrada do antigo escritório central da Usiminas. A escultura foi criada em 2004 para celebrar os 40 anos da empresa e simboliza o diálogo, sendo marcada por duas enormes peças de aço no formato curvilíneo.

Entre o gesto e a geometria, a artista criou ao longo de seis décadas de carreira um vocabulário único, calcado na relação entre a forma e a cor. Ela despontou na cena artística do país nos anos 1960, trilhando um caminho independente no momento em que o abstracionismo geométrico chegava a seu auge.

CREMADA

Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, Japão, em 1913. Com 21 anos de idade, ela emigrou para o Brasil, mas só iniciou a careira aos 40 anos de idade, quando que se naturalizou brasileira. 

O corpo de Tomie Ohtake será velado no Instituto Tomie Ohtake, centro cultural na zona oeste de São Paulo, de 8:00h às 14:00h desta sexta (13), em evento aberto ao público. Ela será cremada em cerimônia fechada para a família também nesta sexta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com