Cidades

Timóteo terá esgoto tratado pela Copasa

TIMÓTEO – O prefeito Keisson Drumond assina a ordem de serviço para o início da operação de coleta e tratamento do esgoto de Timóteo pela Copasa. A solenidade acontecerá na Praça Cidadã, no Paço Municipal, às 19h, com a presença do representante da Copasa Valério Maximo Gambogi Parreira, diretor de Operações do Centro Leste da Copasa, de lideranças políticas e comunitárias.

“Estamos tornando realidade um sistema de saneamento condizente com as atuais normas ambientais, levando qualidade de vida aos nossos munícipes e preservando nossos recursos hídricos. O tratamento de esgoto é um investimento na vida”, destaca o prefeito. Keisson Drumond informa que o investimento a ser realizado é estimado em de R$ 78 milhões.

A ordem de serviços autoriza a coleta de esgoto, transporte, manutenção das redes e ligações prediais de esgoto. Em termos de obras físicas, serão implantadas as ligações prediais, de redes coletoras, redes interceptoras, cinco elevatórias de esgoto e uma estação de tratamento de esgoto (ETE).

LEGISLAÇÃO
Já em vigor, o contrato de programa com a Copasa obedece a legislação federal relativa às diretrizes nacionais de saneamento básico e prevê a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e inclui as atividades de implantação e operação das unidades dos dois sistemas: captação, adução e tratamento de água bruta; adução, reservação e distribuição de água tratada; ligações, coleta e transporte de esgotos sanitários; tratamento e disposição final de esgotos sanitários. Os serviços serão realizados no prazo de 30 anos.

Além dos serviços de abastecimento de água potável, o grande diferencial das atividades da Copasa será a melhoria do sistema de coleta e implantação do tratamento de esgoto. A empresa fará a captação das redes de esgoto através de interceptores, que hoje são lançados “in natura” nos córregos e, por sua vez, no Rio Piracicaba.

Os interceptores serão instalados na beira dos córregos. Estão previstas também a construção de cinco estações elevatórias no município, usadas para fazer o bombeamento dos resíduos de pontos mais baixos para outros mais elevados. O esgoto será levado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a ser construída no bairro Limoeiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com