Cidades

Timóteo tem programação educativa e participação na Expedição Piracicaba

TIMÓTEO – O município de Timóteo promoverá atividades educativas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que inclui a Expedição Piracicaba pela Vida do Rio, Programa Pro-Mananciais, Projeto Rio Vivo e visita à Estação de Tratamento de Esgoto do Limoeiro (em construção). A programação é organizada pelos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PEIA) visando estar alinhados quanto as discussões sobre a temática, apoiando e promovendo ações em prol da sensibilização de todos para a preservação e proteção dos recursos naturais.

PARCEIROS

Os parceiros do PIEA são: ALTEC, CBMMG,CEFET/Campus Timóteo, CEMIG, CODEMA, COPASA, Floresta Urbana, Fundação Aperam Acesita, IEF/PERD, Metal Nobre, Oil Tech, PMT (Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente/Subsecretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Solucionar, Superintendência Regional de Ensino e Thermon Indústria Mecânica. Este ano em Timóteo, as atividades terão início no dia 03 de junho, com a Recepção da Equipe da Expedição Piracicaba pela Vida do Rio a partir das 14 horas, às margens do Rio Piracicaba, no Bairro Cachoeira do Vale.

CAR E ETE

A partir das 15 horas, haverá atividade solene na Área da Igreja Matriz São José – Centro Norte, com a participarão da equipe da Expedição, representantes da Prefeitura Municipal de Timóteo, Câmara Municipal de Timóteo e Ministério Público, Comunidade local e parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental – PIEA. Na ocasião, serão entregues o certificado do CAR (Cadastro Ambiental Rural) – exigência do Governo do Estado – e o diagnóstico das propriedades elaborados pelo Projeto Rio Vivo que atende aos produtores rurais.  A partir deste diagnóstico, serão definidas novas ações a serem realizadas nas propriedades, como a construção de fossas sépticas e barraginhas.

Em seguida, haverá uma visita à Estação de Tratamento de Esgotos- ETE Limoeiro pela equipe da Expedição e representantes da Prefeitura. Às 19 horas, no auditório da Prefeitura,  acontecerá o Fórum das Águas Vale do Aço, com a temática Vulnerabilidade do Sistema de Abastecimento de Água, aberto à Comunidade.

DIÁLOGO INTERATIVO

No dia 06 de junho, a Prefeitura e a equipe da Divisão de Ações Ambientais (DVAA) da COPASA conduzirão o Diálogo Interativo com apresentação do Programa Pró-Mananciais aos alunos destaque da etapa do 6º e7º anoda Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), seguido de visita à Área de Preservação Permanente (APP) localizada no Bairro Alphaville, objeto de plantio realizado em Parceria com a COPASA, uma das ações do Pró-Mananciais em curso no Município.

No dia 14 de junho, a equipe da Prefeitura em parceria com Empresa Solucionar dará continuidade ao Diálogo Interativo estendendo a apresentação do Programa Pró-Mananciais a toda a comunidade escolar da Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado- MAMP.

No dia 19 de junho, será realizado em parceria com a FEAM/GESOIS, ASCATI, Prefeitura e demais parceiros, o Seminário de Apresentação do Diagnóstico para Ampliação Coleta Seletiva a toda a comunidade. Mais informações sobre a programação: 3847-4786 (Meio Ambiente da Prefeitura)

A DATA

Os parceiros do PIEA destacam que cuidar do meio ambiente é cuidar da vida. E que cada cidadão deve ser um parceiro.O Dia do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com