Cidades

Timóteo tem focos em 6% das moradias

Fumacê é uma das ações paliaivas no combate à dengue

 

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo divulgou ontem o novo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) feito na última semana em todos os bairros do município. O índice apontou infestação de focos do mosquito da dengue em 6,2% das residências na média do levantamento feitos pela Secretaria Municipal de Saúde. O índice aponta um crescimento de duas vezes o último LIRAa, que era de 3%. E ficou seis vezes o valor tido como aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo, o valor do LIRAa subiu em mais de 100% devido ao aumento das chuvas registrado nos últimos dias. “Em janeiro nós tivemos uma estiagem maior que a esperada. Por isso o índice de janeiro não foi maior. Esse alto valor encontrado quer dizer que os ovos do mosquito da dengue já existiam e começaram a eclodir agora com as últimas chuvas”, explicou Ricardo, observando que o pico de focos de casos de dengue ocorre normalmente no mês de março.

O local com maior índice de infestação, segundo o LIRAa, é a ocupação existente no bairro Limoeiro, com 75% de presença de focos nas moradias. Significa que três em cada quatro casas têm focos da dengue, fato que ocorre porque quase não há caixas d’água com tampas e há muito material que acumula água espalhado pelo local. Outros locais com alto índice de focos são os bairros Bandeirantes, com 36,3%; Timotinho, com 22%; Santa Maria, com 21,4%; Vila dos Técnicos, com 18,8%; São José, com 16,1%; Cruzeirinho, com 14,2%; Santa Cecília, com 13,3%; e Novo Horizonte, com 12,5%.

CASOS DIMINUEM
Embora o número de focos do mosquito tenha dobrado de janeiro para março, o número de casos de dengue notificados pelo município vem caindo sistematicamente nas últimas semanas, de acordo com a Secretaria de Saúde. Em 2013, Timóteo já registrou mais de 5.400 casos, porém a média de notificações semanais caiu para menos de 200 casos. “É um sinal de que os trabalhos estão sendo bem feitos”, ressaltou o secretário.

Ricardo Araújo lembrou que a Secretaria de Saúde está reforçando os trabalhos de prevenção e combate aos focos do mosquito e aos insetos adultos. Ele afirma que a recomposição da equipe de agentes de endemias, com 33 profissionais em campo, e as orientações para que os agentes comunitários de saúde (ACS) integrem os trabalhos de prevenção e combate à doença são medidas tomadas pela Secretaria de Saúde para evitar novo alastramento da epidemia no município.

ALERTA
O secretário alertou para a necessidade de os moradores cuidarem dos quintais e áreas externas de suas casas, pois 90% dos focos foram encontrados nas residências. A maioria deles em bebedouros de animais de estimação e vasos de plantas. “Coisas que não deveriam mais existir”, definiu. Ricardo lembrou que esses cuidados evitarão que esses focos se tornem insetos e posteriormente novos casos de dengue. “Precisamos do empenho de todos nós moradores para nos reponsabilizarmos por nossos quintais”, finalizou o secretário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com