Cidades

Timóteo tem 250 pessoas desalojadas

Alguns trechos atingidos pelas chuvas e interditados foram liberados pela Secretaria Municipal de Obras


TIMÓTEO
– A chuva deu uma trégua, e nesta quinta-feira (26) a Prefeitura de Timóteo intensificou os trabalhos de recuperação da cidade, além de manter a força-tarefa que desde o fim de semana vem atendendo às emergências. Algumas famílias que ficaram desalojadas nos últimos dias já começaram a voltar para suas casas. Ainda assim, mais de 250 pessoas estão abrigadas provisoriamente em casas de parentes e vizinhos, ou em escolas municipais, até que a situação se normalize.

A Secretaria de Assistência Social de Timóteo está fazendo um diagnóstico mais detalhado das perdas sofridas pelas famílias que ficaram desabrigadas em decorrência das chuvas dos últimos dias. Conforme o relatório atualizado na tarde desta quinta-feira (26), 279 pessoas tiveram que deixar suas casas, com perdas materiais, por causa de deslizamentos e alagamentos, além de outras sob risco, que deixaram suas casas até que a situação se normalize.

Uma equipe da Defesa Civil, com engenheiros e bombeiros civis, está fazendo avaliações técnicas das áreas mais críticas para identificar quais famílias já podem voltar para suas casas, sem riscos. A tendência é que nos próximos dias o número de desalojados diminua. Enquanto isso, continuam as campanhas para arrecadação de donativos.

ABRIGOS PROVISÓRIOS
Parte das famílias desalojadas foi abrigada provisoriamente em casas de parentes e vizinhos. Outras foram alojadas provisoriamente em escolas municipais, como “João Bolinha”, no distrito de Cachoeira do Vale, “Virgínia de Souza Reis”, no Alegre, e “Ana Moura”, no bairro de mesmo nome. A escola do Alegre transformou-se em centro de apoio para fornecer refeições e receber objetos doados pela comunidade.

Dez famílias, com 47 pessoas no total, entre crianças, adolescentes e adultos, estão abrigadas na Escola Municipal Ana Moura, onde as maiores necessidades são de fraldas descartáveis (tamanhos médio e grande) e leite. Doações de alimentos, colchões, materiais de limpeza e higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos também são bem vindas nesse momento.

Mais cinco famílias estão abrigadas na Escola Infantil João Bolinha, em Cachoeira do Vale, onde a maior necessidade dos desalojados é de alimentos não perecíveis. Duas destas famílias perderam todos os seus bens.
A Escola Municipal Virgínia de Souza Reis está concentrando todas as doações da comunidade e dividindo-as de acordo com as necessidades de cada regional. As doações podem ser entregues na rua 161, nº 500, no Alegre. Em alguns casos, os doadores podem ligar também para o telefone (31) 3847-4796.

LIMPEZA
Enquanto a Defesa Civil e servidores de diversos setores se dividem para vistorias em casas e áreas de risco, o pessoal da Secretaria de Obras intensifica o ritmo dos trabalhos para limpeza das ruas e liberação do tráfego em várias vias públicas que foi interrompido por causa de deslizamentos e outros problemas causados pelas chuvas.

Um dos trechos liberados pela Secretaria de Obras é a ligação entre os bairros Ana Moura e Petrópolis, interditado na terça-feira (24) por causa de um grande deslizamento de terra. A ligação entre os dois bairros foi liberada no início da tarde, bem como a rua Leste, que dá acesso do Garapa ao Alto Seranata, onde o trânsito também ficou interrompido por dois dias. No mesmo dia foi iniciada a limpeza de um trecho da rua Carmem Cotta, no João XXIII.

Monitoramento
Várias áreas de risco em toda a cidade estão sendo vistoriadas e monitoradas pela Defesa Civil. Algumas famílias estão sendo orientadas a deixarem suas casas, devido à ameaça de desabamento. A orientação, para todos os moradores, é para não fazer nenhuma movimentação de terra enquanto durar o período chuvoso, e mesmo assim somente com autorização da Prefeitura de Timóteo.

No distrito de Cachoeira do Vale, onde várias casas estão localizadas em áreas de risco, o cuidado é maior. Será preciso fazer uma grande intervenção, cujos recursos estão sendo pleiteados pelo prefeito Keisson Drumond junto ao governo federal. Em compensação, o nível do rio Piracicaba voltou a baixar, para alívio dos moradores. Qualquer situação de risco pode ser comunicada à Defesa Civil, pelo telefone 3847-4783, à Polícia Militar (190) ou ao Corpo de Bombeiros (193).

Campanha de Solidariedade recebe donativos em Ipatinga
IPATINGA –
A Prefeitura Municipal segue com a Campanha de Solidariedade para minimizar o drama das famílias que deixaram suas casas e perderam todos os seus bens com as fortes chuvas dos últimos dias. O balanço desta quinta-feira (26/12) aponta que 365 famílias estão desalojadas, com mais de 1.260 pessoas atingidas. Do total, 58 pessoas de 20 famílias contam com abrigo na Escola Municipal Henrique de Freitas Badaró, no Esperança.

Os donativos arrecadados na Campanha de Solidariedade são distribuídos diariamente às famílias desabrigadas. Cerca de 280 cestas de alimentos não-perecíveis, o correspondente a 6 toneladas de alimentos, já foram entregues aos moradores atingidos nos bairros Bom Jardim, Limoeiro, Nova Esperança, Vale do Sol e algumas ruas do Iguaçu, Canaãzinho, Bethânia, que são as regiões mais afetadas por alagamentos e deslizamentos de terra.

A Central de Doações montada no Estádio Municipal João Lamego Neto, o Ipatingão, ainda recebe donativos e funciona diariamente, de 8 às 22h. Neste momento, são necessárias, prioritariamente, doações de artigos de higiene pessoal (papel higiênico, fraldas descartáveis, sabonetes), alimentos não-perecíveis e leite.

SERVIÇO
Telefones de contatos em casos de emergência são: Defesa Civil – 199 e 3829-8414; Corpo de Bombeiros – 193 e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192.


TAPA-BURACOS –
Uma operação emergencial para tapar buracos nas vias públicas da cidade foi iniciada nesta quinta-feira, por volta das 10h, e até o fim da tarde ainda continuava, aproveitando a rápida estiagem. Se a chuva der um tempo, o tapa-buraco será retomado nesta sexta-feira (27).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com