Cidades

Timóteo festeja o Dia da Consciência Negra

TIMÓTEO – O auditório da Prefeitura de Timóteo se transformará em um palco de manifestações culturais e artísticas que lembrarão as lutas e desafios que os negros enfrentaram ao longo da história e nos dias atuais. O evento, aberto a toda comunidade, celebra o Dia da Consciência Negra e será realizado nesta quinta-feira, dia 20, a partir de 19h.
Na ocasião serão apresentadas esquetes teatrais, mostra de dança, música e literatura de congado do grupo de marujada Instituto Reino do Rosário. O objetivo é ampliar a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

“Esse tema merece destaque porque trabalhamos a igualdade entre as raças junto às nossas crianças, que crescerão respeitando as diferenças de etnias e construirão um país melhor sem discriminação”, ressalta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cecília Siqueira.

A intervenção cultural é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A atividade desta quinta-feira é resultado da reflexão sobre o tema nas escolas. No período de 17 a 21 de setembro, os alunos do ensino fundamental anos finais (6º a 9º ano) desenvolveram várias atividades como exposições, oficinas de dança, música e literatura, desfile afro, exibição de documentários e filmes seguidos de rodas de conversa. Nas outras séries, o tema será abordado em atividades de sala de aula.

Em 2003, foi criada a lei 10.639 que incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. Esta lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da história e cultura afro-brasileira. “Em Timóteo, a Secretaria de Educação tem organizado, em parceria com os movimentos que militam na defesa da igualdade racial, momentos de reflexão, conhecimento e cultura sobre a importância do negro na nossa história e sobre a valorização das diferentes culturas”, destaca a secretária Cecília Martins.

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência dos escravos. A data é feriado em mais de 800 cidades brasileiras, inclusive Timóteo.

NA PRAÇA

Os movimentos culturais organizados promovem, nesta quarta-feira (19), evento alusivo ao Dia da Consciência Negra. O Conselho Municipal da Juventude de Timóteo, o Conteúdo Avulso e o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e da Cultura de Timóteo somaram forças para realizar uma atividade na Praça Manoel Tomé, a partir de 18:00h.

“Batizada de Consciência Nossa, nossa atividade pretende refletir a questão do negro dentro da diversidade cultural do país. Acreditamos na importância de políticas públicas que promovam a igualdade racial, com respeito às diferenças, e que eliminem o legado negativo da era escravocrata”, explica o presidente do Conselho da Juventude, João Paulo Lessa.

A ação de mobilização prevê uma série de atividades, entre elas apresentação de dança hip-hop, performances teatrais, música, declamação de poesias, grafitismo e do rapper Pets Killaone.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com