Nacionais

Timóteo faz teste rápido de gravidez

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo implantou o teste rápido de gravidez (TRG) para as usuárias, a partir deste mês de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Com a finalidade de facilitar o diagnóstico precoce, as mulheres com 30 dias de atraso menstrual poderão dirigir-se ao posto de saúde mais próximo de sua casa.
De acordo com a enfermeira do Departamento de Atenção Básica, Fernanda Gama, a mulher deverá passar pelo Acolhimento ou agendar consulta com enfermeiro da unidade para avaliação e conduta. “O exame consiste na coleta da urina da paciente logo após o atendimento, com a introdução da fita reagente na urina, que apresentará coloração diferenciada, caso o teste seja positivo. O resultado fica pronto em 10 a 15 minutos”, explica.
“A implantação do teste gratuito de gravidez é uma novidade na região. A Secretaria adquiriu inicialmente, 1200 kits que foram distribuídos nas 16 unidades de saúde do município”, ressalta César Luz, Secretário de Saúde.

PRÉ-NATAL

A detecção precoce da gestação irá beneficiar a futura mamãe com acompanhamento pré natal da Secretaria de Saúde, que oferta com prioridade dois (2) exames ultrassons obstétricos, além de hemograma, glicemia, teste de sífilis, HIV e outros. Em caso de uma gravidez de risco, as gestantes serão encaminhadas para consulta com especialistas que mantêm convênio com a rede de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com