Cidades

Timóteo faz diagnóstico de mobilidade urbana

TIMÓTEO – Profissionais da Fundação CEFET Minas, ligado ao Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), com sede em Belo Horizonte, apresentaram nesta quinta-feira (20) em Timóteo proposta de trabalho para a implementação de melhorias no trânsito e elaboração de diagnóstico para a implantação do Plano de Mobilidade Urbana do município.

Além do prefeito Douglas Wylkys, estavam presentes ao encontro os secretários José Vespasiano Cassemiro (Educação), Jair Ribeiro (Governo) e Fabrício Araújo (Planejamento) e os vereadores Diogo Siqueira; Adriano Marcos Benjamin, o Tibata; Luiz Perdigão; Leanir José de Souza, o Zizinho; Sônia Andrade e Fábio Campos Binha.

Há cerca de quatro meses o prefeito Douglas Willkys vem mantendo conversações com a Fundação Cefet Minas para formalizar uma parceria que prevê a elaboração de um projeto para a melhoria da mobilidade urbana, organização do trânsito e transporte público, construção de um plano cicloviário e capacitação de servidores do Departamento de Trânsito do município.

TRÂNSITO

“Esse plano é uma ferramenta para melhorar o fluxo de transporte e trânsito da nossa cidade, além de cumprir a Medida Provisória 818/2018, que alterou a lei 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana)”, explicou o prefeito. Municípios com mais de 20 mil habitantes têm até abril de 2019 para desenvolverem os seus planos de mobilidade.

O coordenador do curso de Engenharia de Transporte do Cefet Minas, Renato Ribeiro, foi um dos profissionais que estiveram em Timóteo para descrever a proposta. Ele lembra que o encontro desta quinta-feira foi a sexta reunião entre a prefeitura e a instituição de ensino para discutir o tema.

Ele reiterou que a proposta prevê a reformulação do transporte coletivo, a qualificação de servidores públicos sobre o assunto, a elaboração de políticas tarifárias para o transporte público e a construção de um projeto cicloviário. “A discussão é ampla e deve envolver toda a sociedade”, citou Renato Ribeiro.

MARCO

O vereador Diogo Siqueira achou a reunião bastante esclarecedora. “Tenho certeza que após ser implementado, esse projeto será um marco para a qualidade do transporte urbano e para a vida de todos os cidadãos timotenses”, destacou o futuro presidente da Câmara Municipal, que assume a partir de janeiro de 2019.

Também presente a reunião, Eridany Bitencourt, integrante do grupo de ciclistas Pé de Vela 175, achou oportuna a discussão, pois na sua opinião os ciclistas são vistos como um incômodo pelos motoristas. Ele entende que se o plano cicloviário for de fato implantado a tendência é o número de ciclistas aumentar ainda mais, o que será bom para cidade, pois vai diminuir o fluxo de carros. Ele lembrou que a proposta da Administração municipal de organizar o trânsito e priorizar a utilização de bikes, é uma tendência mundial.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com