Cidades

Timóteo e Fabriciano trocam a iluminação convencional por LED

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal iniciou pelo bairro Ana Moura a substituição das lâmpadas de LED. A iniciativa integra o programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado” e teve a troca concluída nas ruas Pioneiro e João Rufino. A primeira etapa do programa será realizada entre os meses de outubro a dezembro e atenderá aproximadamente 20 bairros. O cronograma segue até os meses de junho e julho de 2020, quando está prevista a conclusão dos serviços de substituição das luminárias por LED. A troca das luminárias traz maior eficiência energética e um menor custo com a sua manutenção, uma vez que a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos.

Para o morador José Silva, conhecido popularmente como Bezerra, a troca das luminárias vai trazer mais segurança para o bairro. “Gostaria de agradecer ao prefeito Douglas por ter iniciado a iluminação de LED pelo nosso bairro. Caminhando pelas ruas é fácil perceber a mudança e a maior segurança pela claridade das novas lâmpadas”, declarou Bezerra.

O programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado” vai substituir todas as luminárias de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico na área urbana do município por um sistema mais moderno e eficiente, gerando economia para os cofres públicos. 

Foram adquiridas 9.250 luminárias de LED por meio de licitação transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Timóteo no Facebook e Instagram. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública.

Eletrobrás mede a eficiência da iluminação de LED em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal recebeu a equipe técnica da Eletrobrás para realizar a medição da eficiência luminária e testar a economicidade das lâmpadas de LED instaladas na Avenida Magalhães Pinto e Geraldo Inácio. A ação faz parte do Programam de Eficiência Energética – Procel Reluz que visa combater o desperdício de energia, com economia de gastos e com maior eficiência na iluminação da cidade.

DCIM100MEDIADJI_0132.JPG

Na primeira visita, a Eletrobrás verificou e solicitou a troca de algumas luminárias. Agora, a equipe volta à cidade para avaliar se as medições de economia atendem o que foi estabelecido no convênio. As medições acontecerão a partir das 19h na Avenida Magalhães Pinto – cruzamento entre as ruas Icaraí e Cabo Frio – e na Avenida Geraldo Inácio – nos cruzamentos das ruas São José e Ponte Nova e ruas Alfenas e Serro.

ILUMINAÇÃO

Mais de 5 mil municípios participaram do chamamento público, e Coronel Fabriciano foi um dos 22 em nível nacional escolhido para receber as novas luminárias de LED. A Lei 13280/2016 possibilita o repasse de recursos para ações de eficiência energética. No município, foram investidos mais de R$ 500 mil para a troca substituição da iluminação antiga por LED. São 220 pontos de iluminação na Avenida Magalhães Pinto e outros 47 pontos na Geraldo Inácio.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobrás. Foi instituído em 30 de dezembro de 1985, pela Portaria Interministerial n° 1.877, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com