Cidades

Timóteo busca suporte do IEFHA para restaurar Forno Hoffmann

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, está buscando viabilizar o projeto de consolidação da restauração do Forno Hoffmann, considerado patrimônio histórico e cultural da cidade. Esta proposta refere-se a conservação da estrutura física do imóvel que marca sua presença no tempo e na história do ambiente urbano de Timóteo como primeira obra de engenharia de referência, marcando o início da ocupação.

OLARIA

Construído em 1945 para produzir tijolos para a construção da siderúrgica Acesita e do núcleo habitacional que atenderia aos operários e dirigentes. Hoje, o imóvel encontra-se cadastrado para obtenção do tombamento histórico estadual. No último dia 27, a Secretaria de Planejamento protocolou junto ao IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) uma proposta para a consolidação do conjunto arquitetônico do Forno Hoffmann.
“Estamos dando um passo concreto no sentido de obter suporte técnico para a restauração do forno, que deve ser preservado para a história futura. Nossa proposta é de resgatar os valores históricos deste monumento, oferecendo-o a nossa comunidade como referência cultural e espaço de manifestação de arte”, justifica o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos. Ele explica que o município de Timóteo necessita do avaldo IEPHA para promover obras de conservação do imóvel.

PATRIMÔNIO

A proposta do município cumpre orientações expressas do próprio IEPHA, uma vez que o imóvel está cadastrado como patrimônio histórico não podendo ser alvo de nenhuma intervenção sem a autorização do instituto. “Nós submetemos a proposta de consolidação da restauração do Forno Hoffmann para avaliação e posicionamento do IEPHA, além de solicitarmos assessoria técnica para acompanhamento e orientação em relação a eventuais intervenções”, acrescenta o secretário, informando que o IEPHA se prontificou a orientar também sobre o processo de captação de recursos.
No mesmo dia, Carlos Vasconceloslevou a proposta levada ao gabinete do deputado estadual Ricardo Farias, como forma de buscar apoio ao projeto, inclusive com a possibilidade de obtenção de recursos através de verba parlamentar para custeio do projeto de consolidação. Outra iniciativa da Secretaria de Planejamento será a captação de recursos junto ao Governo Federal, com o apoio de deputados federais.

PROPOSTA

A proposta da Prefeitura de Timóteo é promover a restauração do Forno Hoffmann atendendo às normas de preservação do IEPHA. Na primeira fase, será realizado o projeto de consolidação (restauração) do Forno Hoffmann. Posteriormente, será apresentado uma proposta de ocupação do Forno Hoffmann, que, à princípio, será baseada num projeto arquitetônico de instalação de Centro Cultural, elaborado pela arquiteta Bruna Nunes Castro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com