Cidades

Timóteo avalia avanços do Programa ‘Mais Médicos’

TIMÓTEO – O Programa “Mais Médicos” completou um ano no dia oito de julho. Por meio dele médicos brasileiros e cubanos foram contratados para trabalhar na atenção básica em cidades do interior do país e periferias. Timóteo conta com três profissionais designados para a cidade pelo programa. São eles: Dr. Fábio Braga Araújo, que já atuava na cidade e entrou no programa pelo “Mais Médicos Brasil”, as cubanas Dra. Esperanza Bledman Sosa e Dra. Anisiel Delgado Martinez, que vieram para o Brasil por meio do “Mais Médicos – Cooperação Internacional”.

Os médicos começaram a trabalhar entre setembro e dezembro de 2013 e atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Esperanza e Anisiel têm, cada uma, cerca de 3 mil usuários cadastrados; Fábio conta com 4 mil. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Martins, este programa está auxiliando muito o município. “A chegada desses médicos veio suprir uma necessidade de profissionais médicos que existia no município. Além de aumentar o número de atendimentos de boa qualidade aos usuários, com a chegada das médicas cubanas, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a implantação de mais duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, aumentando assim a cobertura no município”, explica.

SEM BARREIRAS
Os moradores dos bairros Bromélias e Alvorada agora contam com os serviços da Estratégia da Família no Centro de Saúde Raimundo Alves de Carvalho (Timotinho), com a Dra. Anisiel Delgado Martinez, assim como os moradores de parte do distrito de Cachoeira do Vale e do bairro Petrópolis, com a Dra. Esperanza Bledman Sosa e os moradores do Bela Vista, com o Dr. Fábio Braga Araújo.

Quanto à diferença da língua Ricardo observa que os profissionais estrangeiros fizeram cursos de português e foram muito bem recebidos pela comunidade. “Eles já conquistaram o respeito e confiança dos moradores de Timóteo, principalmente, porque dentro das equipes de Estratégia de Saúde da Família, o acompanhamento é contínuo”, destaca.

O PROGRAMA
Lançado em oito de julho de 2013 com objetivo de fixar médicos, brasileiros ou estrangeiros, na rede pública de saúde de municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. Após a primeira fase – destinada à inscrição de médicos formados no Brasil ou que já têm autorização para atuar no país para trabalharem nos locais onde há poucos profissionais – ter atendido apenas 6% da demanda, foram abertas as inscrições para médicos que atuam no exterior.

Os números do Ministério da Saúde indicam que o programa contratou 14,4 mil profissionais (11,4 mil deles cubanos) distribuídos em 3,7 mil municípios e em 34 distritos indígenas. Cerca de 75% dos médicos estão em regiões de grande vulnerabilidade social, como o semiárido nordestino, a periferia de grandes centros e regiões com população quilombola. Os médicos de Timóteo agora passam por nova formação: eles estão fazendo pós-graduação para continuarem a prestar um serviço de qualidade aos usuários da rede básica de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com