Cultura

Teatro de objetos no Oficinas Culturais – Trocas Coletivas

IPATINGA – A segunda etapa do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas acontece de 29 de maio a 1º de junho, em Timóteo, no Dama Espaço Cultural. Dentro de sua proposta de promover intercâmbio com outros artistas e grupos que possam ajudar no aprimoramento técnico do fazer artístico, possibilitando uma inovação e melhoria dos trabalhos individuais e coletivos o projeto recebe Sandra Vargas, com a oficina Introdução ao Teatro de Objetos.

Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), Sandra Vargas é uma das fundadoras do Grupo Sobrevento, um dos mais importantes grupos de teatro do país, reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros em teatro de bonecos e de animação. Com uma carreira expressiva, Sandra foi indicada como Melhor Atriz para o Prêmio Coca-Cola em 1989 e, em 2000, ganhou o Prêmio APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz.

Com o Sobrevento, recebeu bolsa de estudo do governo francês para curso com o marionetista Phillipe Genty, da Companhia Phillipe Genty, de Paris, e com Yves Marc e Claire Heggen, da Companhia Théâtre du Mouvement, também de Paris. Representou o Brasil no I Encontro Sul Americano de Marionetistas, em Trujillo, Peru, em 1988. Por seu trabalho de pesquisa e mais especificamente, pelo desenvolvimento do Teatro de Animação, foi indicada para os Prêmios Shell e Mambembe.

OFICINA

Na oficina serão abordados os princípios básicos do teatro de objetos, buscando caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas de 20 a 27 de maio, de 14 às 18h, pelos telefones (31) 98883 1056 / 98883 3142. O número de vagas é limitado e as aulas serão ministradas no Dama Espaço Cultural – Rua Romualdo Cristiano Alves, 05 – Timirim – Timóteo.

 O projeto conta com o patrocínio da Usiminas e Incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais através da lei estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Rodolfo Belo com direção de produção de Claudinei de Souza. Informações pelo telefone (31) 98883 3142, dineiator@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

MAIO – JUNHO 2019 – Dias: 29 a 31 de Maio e 01 de Junho (Quarta a Sábado)      

Oficina: Introdução ao Teatro de Objetos

Ministrante: Sandra Vargas – SP

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Dama Espaço Cultural – Rua Romualdo Cristiano Alves, 05 – Timirim – Timóteo.

Inscrições Gratuitas: 20 a 27 de Maio de 14h às 18h.

Informações: (31) 99350 2345 – damaespacocultural@gmail.com – Camila Gomes

JULHO 2019 – Dias: 11 a 14 de Julho (quinta a domingo)

Oficina: Dramaturgia, Performance e Processos Criativos

Ministrante: Márcio Abreu – RJ

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Espaço Cultural Casa Laboratório (Shopping Vale do Aço – 2° piso – ao lado do Cinema)

Inscrições Gratuitas: 01 a 09 Julho de 14h as 18h

Informações: (31) 98883 3142 – dineiator@gmail.com – Claudinei de Souza

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com