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Sondagem mede expectativa de lojistas para o Dia dos Namorados

Facundes afirma que a adoção de atitudes antecipadas é necessária para atrair o consumidor e garantir retorno positivo para negócio   (Crédito: Emmanuel Franco)

 

IPATINGA – Considerada por muitos lojistas a segunda melhor data de vendas para o comércio – só perderia para o Natal –, o Dia dos Namorados em 2012 contará com o ambiente de compras do fim de semana, uma vez que o dia 12 de junho este ano será na terça-feira e muitos consumidores anteciparão as compras. “A competição acirrada, acentuada nestes momentos, exige a adoção de atitudes antecipadas com vistas a atrair o consumidor e garantir retorno positivo para o negócio”, comenta José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço. Ele acrescenta: “Cabe ao empresário se estruturar para melhor aproveitar as oportunidades geradas pela data, que fecha o calendário promocional do primeiro semestre.”
Como tem sido feito periodicamente, visando oferecer ao comerciante varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço uma ferramenta informativa, de maneira a garantir maior eficácia das ações e sinergia do setor, o Sindcomércio realizou uma sondagem de opinião do lojista que expressa as expectativas dos empresários da região para o Dia dos Namorados. Quando indagados como serão as vendas em relação ao ano passado, 67,2% dos empresários afirmaram que vão ser melhores, enquanto 15,5% falaram que serão iguais e apenas 17,2% acreditam que vendarão menos. “O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais expressivas do calendário varejo, atingindo de forma ampla o mercado de itens masculino e feminino”, lembra José Maria Facundes.
Oitenta e cinco por cento dos lojistas entrevistados pelo Sindcomércio garantiram que adotariam alguma estratégia para incrementar as vendas. Sobre essas medidas, a maioria (33,3%) disse que investiria em ações para melhorar a visibilidade da loja, sobretudo a vitrine. 18,5% apostariam em preços promocionais, enquanto 12,6% na diversificação do chamado “mix” de produtos, seguido de crédito facilitado (1,3%); brindes e kits para a data (10,3%); propagandas e mala-direta (8%) e, ainda, atendimento diferenciado (6,9%). “A vitrine é canal para mostrar e evidenciar o ‘mix’ de produtos, uma linguagem direta com o consumidor-alvo”, aponta o presidente do Sindcomércio.

TICKET MÉDIO
Em relação ao “ticket médio” esperado por consumidor, ou seja, quanto cada namorado deve gastar ao ir às compras, 28,8% dos comerciantes acreditam que valor será de R$ 100 a R$ 200. Para 23,7% dos entrevistados, o gasto por pessoa será de R$ 50 a R$ 70, enquanto 20,3% preveem um ticket médio de R$ 70 a 100.

FATORES
Acerca de qual o principal fator que pode levar o consumidor a ir às compras, 53,5% dos lojistas não hesitaram em dizer que será o apelo emocional da data. 18,3% apostam em novos produtos e estoque diversificado. Promoções de estímulo e kits serão os principais incentivadores de vendas para 9,9% dos comerciantes.
Entretanto, para 59% dos entrevistados, o alto endividamento do consumidor pode frear as vendas, assim como a concorrência acirrada (21,3%) e os preços altos dos produtos (19,7%).

Cupom fiscal garante participação em sorteio
BH
– No próximo dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados e, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, a data deve movimentar cerca de R$ 2,15 bilhões no setor de comércio e serviços de Belo Horizonte. O valor é entre 3,5% e 6% maior em relação ao mesmo período de 2011 nas vendas para a data. Alguns dos fatores que contribuíram para este crescimento são a evolução positiva do emprego, da renda e do crédito que têm estimulado o consumo.
O preço dos presentes, segundo 39,71% dos empresários, deve ficar entre R$ 50 e R$ 100, de acordo com uma pesquisa da CDL. Em seguida, estão 36,76% dos entrevistados, que esperam vendas até R$ 50. Lojistas que esperam vender presentes entre R$ 100 e R$ 250, respondem por 19,12% dos entrevistados. Outros 41% dos entrevistados afirmaram que o ticket médio deve ficar entre R$ 250 e R$ 500. Já a forma de pagamento que prevalecerá nas vendas para o Dia dos Namorados segundo 85,29% dos empresários entrevistados é o valor parcelado no cartão de crédito. Em seguida, vendas à vista no cartão (de acordo com 7,35% dos lojistas), cartão de débito (2,94%), dinheiro (1,47%), parcelado no cheque (1,47%) e parcelado no carnê ou crediário (1,47%).
A orientação da Secretaria de Estado de Fazenda é de que os consumidores peçam sempre o seu cupom fiscal na hora de comprar o presente do namorado ou namorada. Além de contribuir para o recolhimento dos tributos, que já estão embutidos nos preços de todas as mercadorias e serviços ofertados pelo comércio, o documento fiscal oferece ao consumidor a garantia e o direito da troca do produto adquirido. Além disso, o consumidor pode participar do Torpedo Minas Legal e concorrer a prêmios diários, semanais, mensais e trimestrais, em dinheiro.
Atualmente, vários estabelecimentos comerciais utilizam o Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Se a empresa não possuir o ECF, o consumidor deve solicitar a nota fiscal. A recusa no fornecimento do documento fiscal incorre em falta grave, possibilitando autuação do lojista ou prestador de serviços pela Receita Estadual.


Torpedo
Para participar do Torpedo Minas Legal, basta que o consumidor, ao efetuar as suas compras, exija o cupom fiscal e envie uma mensagem via celular para o número 97531, informando o CNPJ constante no cupom, data e valor da compra. Em seguida, ele recebe uma mensagem informando o número com o qual ele estará concorrendo aos prêmios. Ao realizar essa operação, seja qual for o valor da compra, o cidadão estará automaticamente concorrendo ao sorteio de prêmios diários, semanais, mensais e trimestrais. O custo do torpedo é de R$ 0,31 + impostos. O consumidor cadastrado no Torpedo Minas Legal concorre diariamente a cinco prêmios no valor de 500 reais, 30 mil reais em prêmios semanais e 100 mil reais em sorteios mensais. A cada trimestre, os cadastrados concorrem ainda a um prêmio em dinheiro no valor de meio milhão de reais.

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