Cidades

Solenidade apresenta prêmio do Bolsa Cidadania em Timóteo

Em 2012 o programa ampliou o número de alunos para 600 e deu abertura para a participação de irmãos de uma mesma família   (Crédito: Divulgação)

 

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo fará, na próxima segunda-feira (28), uma solenidade de apresentação do troféu de 1º lugar no Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, pela categoria Desenvolvimento Social, conquistado pelo Programa Bolsa Cidadania. O evento acontecerá no Clube Sesi, umas das praças de esporte do Programa, a partir de 19h. Na ocasião o prefeito Sérgio Mendes vai compartilhar o Prêmio com os profissionais, alunos, familiares e autoridades envolvidas no Programa, que não tiveram a oportunidade de estarem no dia da entrega, em Belo Horizonte.
“Nós, da administração, ficamos muito felizes com a conquista deste troféu, que vem provar que estamos fazendo um bom trabalho na área do desenvolvimento social.
O Bolsa Cidadania conta hoje com uma equipe de excelentes profissionais, tanto na área do esporte, quanto da educação e da assistência social. Durante a entrega do Prêmio, em Belo Horizonte, nem todos puderam comparecer. Mas não poderíamos deixar de fora das comemorações os principais atores deste programa, que são os alunos e os profissionais. Por isso organizamos este encontro para apresentar o Prêmio e compartilhar essa alegria, com os professores, alunos e seus familiares, e demais profissionais envolvidos com o programa”, explicou o prefeito Sérgio Mendes.
O prêmio é uma iniciativa da Associação Mineira dos Municípios (AMM), chancelado pela União Brasileira para Qualidade (UBQ). A solenidade de entrega do troféu, que contemplou 11 prefeituras por boas práticas de gestão, aconteceu durante o 29º Congresso Mineiro dos Municípios, realizado na área da Expominas, em Belo Horizonte.

OBJETIVOS
O objetivo do Prêmio é destacar as prefeituras comprometidas com o bem-estar da população, por meio de uma administração transparente e pautada em ações que promovam o desenvolvimento. Além disso, o prêmio busca estimular a continuidade de melhoria nos serviços e ampliar a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal. A ideia é incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão pública, melhorando, assim, os serviços prestados ao cidadão. A função da UBQ é orientar e zelar para que todas as fases do processo de avaliação e situações emergentes sejam cumpridas e conduzidas de forma ética e transparente.

INOVAÇÃO
Em 2012 o programa ampliou o número de alunos para 600 e deu abertura para a participação de irmãos de uma mesma família. Anteriormente apenas um filho poderia participar. Hoje todas as crianças da família recebem uniformes, lanches, transporte, mas a bolsa é única. Este ano além de futsal, basquete, atletismo, natação, vôlei e handebol, os alunos foram contemplados com judô e karatê. Uma nova Praça de Esportes também foi incluída. Além do ALFA, que tem 230 alunos, e do SESI, que tem 90, este ano, o programa conta com a parceria da ATIT. Um convênio foi assinado com o clube, que está oferecendo aulas para 310 alunos de toda Regional Leste.

Saiba mais sobre o programa
O Bolsa Cidadania é um programa social inédito que foi implantado pelo governo do prefeito Sérgio Mendes, em julho de 2011, através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura Esporte Lazer e Juventude, com o objetivo de promover inclusão social, prática esportiva, cidadania e transferência de renda. O projeto, que é mantido 100% com recursos próprios do governo municipal, é voltado para crianças e adolescentes, entre 11 e 16 anos de idade, que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os participantes recebem uma bolsa no valor de R$ 40,00, transporte, alimentação, atendimento médico exclusivo, além de oito modalidades esportivas e uniforme completo. A família do aluno também recebe assistência através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com atendimento pedagógico, psicológico, de saúde, etc.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com