Cidades

Sindcomércio promove curso sobre prevenção de acidentes

Facundes alerta que quem não se adequar às Normas Regulamentadoras está sujeito a multas e penalidades severas

 

IPATINGA – Responsável pela fiscalização em 34 municípios da região, a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Ipatinga tem fechado o cerco contra empresários que não observam e resguardam a qualidade de vida de seus trabalhadores. E é pensando nisso que o Sindcomércio Vale do Aço promoverá, a partir desta quarta-feira (22), um curso sobre a Norma Regulamentadora número 5 do MTE, que diz respeito à Formação de Cipistas ou Designados, ou seja, aqueles profissionais que trabalham com prevenção de acidentes dentro das empresas. O curso será nos dias 22, 23 e 24. A carga horária é de 20 horas e aulas no primeiro e segundo dias acontecerão de 8h às 17h30, enquanto no terceiro será de 8h às 12h.
Camila Magalhães, gerente do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Sindcomércio, lembra que devem constituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas e públicas, além das sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas e cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Também de acordo com Camila Magalhães, as empresas que não estão obrigadas a ter um cipista deverão designar um responsável para aplicar o que prevê a NR-5. “O comerciante varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço deve estar atento, pois quem não se adequar às Normas Regulamentadoras está sujeito a multas e penalidades severas”, afirma o presidente do Sindcomércio, acrescentando que, além de atender o que é exigido pela Norma Regulamentadora 5, o curso possui conteúdo extra a fim de melhorar a gestão do cipista ou designado, aprimorando seu reconhecimento de risco e medidas de proteção.
O cipista é um trabalhador que deve estar estável na empresa e ser eleito por votos dos outros funcionários, ao contrário do designado.
Após a conclusão do curso, o participante será devidamente certificado. Mais informações através do telefone 3821-9020 ou pelo e-mail ocupacional@sindcomerciova.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com