Cultura

Seminário aprova propostas da sociedade para o Plano de Cultura

O 6º Seminário de Cultura definiu em discussão com a sociedade as metas do Plano Decenal

IPATINGA –
A redação final do Plano Municipal de Cultura de Ipatinga (PMCI) foi aprovada no último sábado (19) durante o 6º Seminário de Cultura, realizado no auditório Maurício Andrade Guerra, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi). A matéria contém 45 metas para serem executadas no município nos próximos 10 anos. Nos próximos dias, o documento segue para apreciação do Legislativo Municipal.

“Esse é um momento histórico para a cultura em Ipatinga. Nesse documento, construído após um longo processo de participação democrática e debates com todos os segmentos envolvidos – classe artística, representantes das comunidades e poder público – garantimos avanços para uma gestão cultural plena, o desenvolvimento das artes e o fortalecimento das expressões culturais, educação, da produção e difusão da cultura. O Plano Municipal de Cultura certamente vai representar a ampla diversidade da cultura da cidade”, disse o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipatinga, Wenderson Godoi.

METAS

O Plano fixa metas a serem cumpridas até 2026 e é o principal instrumento de planejamento e execução para a gestão cultural. A previsão é de que o documento seja revisado a cada dois anos. A minuta do PMCI começou a ser construída no mês passado, quando foi designada uma comissão técnica composta de forma paritária entre representantes do poder público municipal e dos Conselhos Municipal de Políticas Culturais e de Patrimônio Histórico e Artístico. Neste período foram realizadas reuniões, plenárias, oficinas e consulta pública virtual para que a sociedade pudesse apresentar sugestões e propostas ao documento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a redação do PMCI também conta com as diretrizes definidas em conferências municipais realizadas desde 2005, nos encontros regionais preparatórios das conferências ocorridas em 2013 e 2015, mapeamento cultural feito em 2014 e fóruns setoriais da dança, teatro, música e literatura. Além disso, o Plano de Cultura Ipatinga feito em 1999, com recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Plano de Políticas Culturais do Município de Ipatinga (2002) foram usados na construção do novo documento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com