Cultura

Seminaluz prossegue com atividades de formação técnico-artística

IPATINGA – O Seminaluz dando continuidade às ações que compõem sua 13ª Edição vem com outras atividades voltadas, ainda para a área técnica, oficinas técnicas, mas também ações que abarquem as áreas artísticas, oficinas culturais, como oficina de viola caipira, preparação corporal, interpretação teatral e produção cultural, além de show musical e a criação de um aplicativo para a plataforma Pro Bastidores. Estas ações serão realizadas nas cidades de Ipatinga e Timóteo e terão uma programação de mostras culturais repleta de teatro, dança, música e muita luz.

BOLSA

Ainda para os profissionais da área técnica o projeto propõe uma Bolsa de Estudos em iluminação cênica, contribuindo para a formação e capacitação destes profissionais. Tanto para a mostra cultural, como a bolsa de estudos serão lançadas convocatórias para seleção dos trabalhos e profissionais que irão compor a programação do evento que o projeto estará realizando.

O projeto é realizado pelo Seminaluz e Hibridus Dança, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínios da Usiminas e Aperam, e apoio do Instituto Usiminas, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SEMCEL, da Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Eventos.

O PROJETO

Oficinas Técnicas

Serão 3 oficinas (Iluminação Cênica, Mídias Digitais com Otaviano Mendes e Oficina de Áudio profissional com João Maia – Baiano) realizadas em formato híbrido, sendo remota/online e presencial da seguinte forma: metade dos alunos faz de forma presencial e outra metade de forma remota revezando as turmas.

Oficinas Culturais

Também realizadas de forma híbrida, online e presencial, serão 4 oficinas sendo: Oficinas de Interpretação Teatral com a DaMa Espaço Cultural; Oficina de Preparação Corporal com Luciano Botelho; Oficina de Viola Caipira com Hyuri Luna e Oficina de   Produção Cultural com Wenderson Godoi.

Bolsas de Estudo

O projeto selecionará 12 Bolsistas em iluminação cênica, possibilitando um aprendizado de maior alcance, criação artística e multiplicidade envolvendo técnicos, artistas e público em geral através dos espetáculos, concedendo uma ajuda de custo de R$ 6.000,00 para cada bolsista.

Para seleção dos bolsistas, espetáculos que comporão as mostras culturais e outras ações, serão realizadas convocatórias que serão amplamente divulgadas nos veículos de comunicação das cidades, bem como nas redes sociais do Seminaluz como instagram, facebook, site, etc. assim como as inscrições para as oficinas técnicas e culturais.

Show Cênico Musical – Seminaluz

Essa ação será realizada no Parque Ipanema em Ipatinga com um show musical, uma vez que a cidade já possui um decreto que regulamenta a execução de eventos, respeitando a legislação vigente.  Para esta ação convidamos o artista Hyuri Luna, cantor ipatinguense da nova geração, com um trabalho de música sertaneja raiz e moderna que defende a música mineira e a viola caipira, patrimônio imaterial de Minas Gerais. Essa apresentação irá contribuir para o desenvolvimento da cadeia da economia criativa local e profissionais técnicos na realização deste show.  Ação esta realizada em parceria com a Bolsa de Estudos onde os bolsistas participarão de todo o processo técnico de preparação do show.

Mostra Cultural Ipatinga

Acontecerá de forma itinerante com espetáculos/intervenções no Instituto USIMINAS, Centro de Memória USIMINAS, Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Ipatinga e em locais públicos e ao ar livre como Parque Ipanema.  

Mostra Cultural Timóteo

Também de forma itinerante com espetáculos/intervenções em locais públicos e ao ar livre como praça 1º de Maio e fachada do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita.

Aplicativo Pró Bastidores

Em 2021 o Seminaluz, através do edital da lei Aldir Blanc-MG, implantou a plataforma Pró Bastidores – www.probastidores.com.br, uma plataforma de mapeamento dos profissionais dos bastidores de Minas Gerais. A plataforma tem o objetivo de contribuir para formação, assessoria e profissionalização a todos que trabalham no setor cultural/eventos de Minas Gerais conectando Profissionais X Empresas, além de oferecer cursos, treinamentos, oportunidades de trabalho, editais de incentivo, divulgar eventos, fórum de discussão e criar um ambiente de interatividade entre profissionais.

Com o projeto será criado um aplicativo para facilitar o acesso de muitas pessoas do nosso estado e ampliar nosso banco de dados e a interação dos mesmos nesta rede. A plataforma Pro Bastidores junto ao seu Aplicativo são de extrema urgência e são ferramentas úteis, uma vez que a plataforma já está mapeando os profissionais dos bastidores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com