Cidades

Semana da Consciência Negra aborda a tolerância religiosa

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – A “Caminhada da Umbanda”, conduzida pela Comunidade Tradicional de Terreiro de Umbanda, na manhã deste sábado, dia 15, na praça do bairro Canaãzinho, abre a programação da 2ª Semana da Consciência Negra, a partir deste final de semana. Os eventos são alusivos ao dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Entre os principais temas abordados na semana, incluem-se o respeito à raça negra e às religiões de matriz africana, na programação organizada pelo Coletivo de Entidades Negras de Minas Gerais (CEN/MG) e do Grupo de União e Consciência Negra de Ipatinga e Santana do Paraíso (Grucon-ISP), com o apoio da prefeitura de Ipatinga.

A programação prossegue na segunda-feira, às 19:00h, com a mesa-redonda “A Representação do Excluído no Cinema Brasileiro”, com o documentarista Sávio Tarso. O debate acontece na sala de videoconferência do Polo UAB Ipatinga (anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no Bom Retiro). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail uab.secretaria@ipatinga.mg.gov.br

Na quinta-feira será a vez da “Caminhada da Diversidade Religiosa”, que contará com a participação de representantes de religiões de matriz africana, espíritas e cristãos católicos e evangélicos. O ponto de encontro para o início da caminhada é a Estação Memória Zeza Souto, no Centro, às 9:00h.

“O debate sobre a diversidade religiosa envolvendo, principalmente, as crianças e os adolescentes, tem grande importância para lembrar que nós somos de diferentes cores, raças e religiões, mas o que está em pauta é a tolerância. Precisamos ser mais tolerantes uns com os outros no que diz respeito à escolha da sua religião e à aceitação de que o outro é diferente de mim”, enfatiza a coordenadora de Políticas Públicas da Prefeitura de Ipatinga, Cleidneia Soares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com