Nacionais

Segurança reforçada no Rio na final da Copa

(Crédito: Hudson Pontes/Agência Globo)

RIO – O jogo entre Alemanha e Argentina, amanhã, (13) no Maracanã, terá o maior esquema de segurança já montado no Estado, conforme informou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Nesta sexta, ele confirmou que 25.187 homens de várias instituições integram o planejamento de segurança para a final da Copa do Mundo. De acordo com Beltrame, a operação é uma grande responsabilidade, mas funcionou sem grandes problemas durante o mundial. Ele falou com a imprensa ontem, ao lado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.

– É um esforço muito grande. Temos no Rio de Janeiro a partir de hoje a maior operação de segurança que a cidade, talvez o país, já tenha visto. É uma responsabilidade imensa, mas tudo está correndo bem, não tivemos nenhum homicídio relacionado à Copa do Mundo, nem incidentes com lesões graves. O Rio de Janeiro deixa seu legado na segurança – disse Beltrame.

O planejamento estruturado pela secretaria de Segurança já prevê, inclusive, manifestações durante o jogo e atenção especial para locais de grandes concentrações de torcedores brasileiros e argentinos, devido à histórica rivalidade no futebol.

– Fizemos todo o planejamento em uma integração entre o Estado, o Ministério da Justiça, da Defesa, Polícia Federal e todas as forças de segurança estadual e municipal. Fazemos reuniões e mudamos ou aperfeiçoamos nosso planejamento a cada jogo. Esse número de homens dará segurança para os turistas, chefes de estado, torcedores e a população. Temos que ter um grande aporte para não sermos pegos de surpresa em nenhuma adversidade.

Os bloqueios para a final começam às 23h de hoje e os bares no entorno do estádio serão fechados duas horas antes da cerimônia de encerramento. Segundo o secretário, o policiamento ostensivo vai atuar nas grandes áreas de concentração de torcedores e de chefes de Estado, como o Palácio Guanabara, Sambódromo, Copacabana, Lapa, Ilha do Fundão e o município de Búzios, na Região dos Lagos, além das rotas protocolares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com