Policia

Segurança pública será debatida em Congresso

“Serão debates de onde poderão surgir propostas para os diversos problemas que enfrentamos hoje no Vale do Aço”
Capitão Magalhães

 

IPATINGA – Acontece hoje e amanhã o I Congresso de Segurança Pública do Vale do Aço. O evento, promovido pelo Conselho de Segurança Pública (Consep), será realizado no auditório da Famevaço, na rua João Patrício de Araújo, 179, no bairro Veneza, em Ipatinga.
O objetivo do encontro será discutir a criminalidade na região e propor meios de atuação das polícias civil e militar no combate e prevenção ao crime. Serão abordados assuntos como menores infratores, o aumento de crimes violentos, violência familiar e tráfico de drogas.
A abertura do congresso será a partir das 19h. A primeira palestra será ministrada pelo comandante da 82ª Cia. de Polícia Militar, Capitão Magalhães. O policial irá expor o cenário da prevenção criminal no Vale do Aço e atuação da Polícia Militar, além de apresentar propostas para o enfrentamento à criminalidade. “Certamente serão debates de onde poderão surgir propostas para os diversos problemas que enfrentamos hoje no Vale do Aço”, disse o capitão.
Logo em seguida, “Reincidência Criminal” será tema da palestra ministrada pelo defensor público Altair Pereira de Azevedo. Mais tarde será proposta uma discussão sobre a Lei 12.403/2011, que trata da substituição da prisão por medidas cautelares. O tema será abordado pelo promotor de justiça César Augusto dos Santos, que irá propor aos participantes uma reflexão sobre as consequências da lei no que diz respeito à incidência criminal no Vale do Aço. Com a Lei das Medidas Cautelares, o juiz, ao receber o comunicado de prisão em flagrante, deve relaxar a prisão, se ilegal; converter a prisão em flagrante em preventiva – caso estejam presentes os pressupostos autorizadores, ou conceder a liberdade provisória, com ou sem fiança. Não se mantém mais a prisão em flagrante por si só.

SEGUNDO
No segundo dia de evento, programado para as 8h30 da manhã, foi convidada a participar do evento Kelly Cristina Silva Pinto, Gestora do centro de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Defesa Social. O tema da palestra será: “Atuação do Centro de Prevenção à Criminalidade em Ipatinga”.
Em seguida, o Chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, Walter Felisberto, irá expor o cenário da investigação criminal no Vale do Aço. O encerramento do evento será às 11h, com a palestra do advogado João Batista da Costa, que irá falar sobre a importância da mobilização comunitária na prevenção criminal e o papel do Consep.

CONSEP
O Consep foi criado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Em Ipatinga, existem 10 Consep’s, sendo um para cada setor de Policiamento Comunitário.

 

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com