Nacionais

Secretário de Cultura de Bolsonaro cai após citar discurso de nazista

Queda de Roberto Alvim, secretário nacional de Cultura, acontece após ele citar Goebbels, ideólogo nazista, em vídeo de divulgação de programa de apoio às artes. Defesa explícita do nazismo foi considerada absurda até no governo de extrema-direita

(DO BRASIL 247) – A Secretaria Especial da Cultura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o secretário Roberto Alvim foi demitido do cargo. A exoneração acontece após Alvim citar um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista, informa o jornal Folha de S.Paulo. O discurso feito nos moldes dos pronunciamentos nazistas, foi repudiado pelas embaixadas da Alemanha e Isarel, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo presidente da Camara, Rodrigo Maia, por lideranças políticas e nas redes sociais.

Ao blog de Matheus Leitão, no G1, funcionários da secretaria dizem que acompanharam a produção do pronunciamento e que Alvim sabia das semelhanças com os discursos do ministro nazista. Até por isso a estética do vídeo era parecida com a propaganda nazista, e não apenas as frases de Goebbels.

CÓPIA

O secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim, copiou a proposta nazista ao propor uma nova arte para o Brasil. Reproduzindo uma fala de Joseph Goebbels, ideólogo da propaganda nazista, ele propôs uma nova arte para o Brasil. “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, disse ele.

PERIODO SOMBRIO

A embaixada da Alemanha no Brasil se manifestou acerca do vídeo protagonizado pelo ex-secretário da Cultura do governo de Jair Bolsonaro Roberto Alvim, no qual cita e se baseia no ideólogo nazista Joseph Goebbels. “Trouxe sofrimento infinito à humanidade”, diz a embaixada sobre o nazismo.

Na declaração divulgada pela representação diplomática alemã, o comunicado afirma que o nazismo é o capítulo mais “sombrio” da história do país. “O período do nacional-socialismo é o capítulo mais sombrio da história alemã, trouxe sofrimento infinito à humanidade. A Alemanha mantém sua responsabilidade. Opomo-nos a qualquer tentativa de banalizar ou glorificar a era do nacional-socialismo”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com