Cultura

Secretária apresenta ‘raio X’ da Educação na Câmara de Timóteo

(Crédito: ACS/PMT)

 

TIMÓTEO – As ações desenvolvidas pela Administração Municipal de Timóteo na área da Educação foram apresentadas ontem na Câmara. A secretária da pasta, Cecília Maria Martins Reis Siqueira, fez uma ampla explanação aos vereadores e público presentes sobre as condições da Educação no município e sobre as ações implementadas pela sua gestão. A iniciativa foi do vereador Moacir de Castro (PTB), líder do governo na Câmara, que solicitou a apresentação também dos outros secretários municipais.

Cecília falou sobre a situação em que encontrou as creches, a merenda escolar e as escolas da rede municipal, sem receber o repasse, e em mau estado de conservação. A secretária destacou o empenho de toda a equipe de governo para colocar em dia a situação da Educação. Outro ponto crítico foi o transporte escolar, que custava R$ 2,3 milhões anuais. Esse valor foi reduzido para R$ 835 mil ao ano e, segundo Cecília, somente a diferença “é suficiente para construir uma escola por ano”.

SISTEMA

A criação do Sistema Municipal de Educação, sob a fiscalização do Conselho Municipal de Educação, foi abordada pela secretária. “Dá mais autonomia ao município para gerir conforme a realidade que vivemos”, defendeu. Cecília também frisou o empenho da Secretaria para a regulamentação do CREIA, necessária para o reconhecimento dos profissionais para efeito de aposentadoria.

E revelou que o CREIA necessita de transporte para Usipa e Unileste para a realização das atividades esportivas. Cecília comemorou o fato de o Coral do CREIA estar ativo e se apresentando. Também destacou o funcionamento da Sala de Recursos, que atende alunos especiais e com deficiência auditiva.

PROJETOS

A secretária falou também sobre o Forno Hoffman, para onde deverá ser transferida as Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, após a revitalização que deve ser concluída no final do ano. O local, segundo ela, poderá sediar eventos e projetos, que hoje têm que ser sediados em espaços alugados para os eventos.
Para o ensino superior, Cecília lembrou que a Administração trabalha para ter em Timóteo um campus da UFOP e revelou que esse sonho está a ponto de se concretizar. “Em breve teremos boas notícias”, disse.

A apresentação da secretária de Educação foi elogiada pelos vereadores. “É um trabalho sério e às claras, bem planejado, sem vender ilusões”, destacou a presidente da Câmara, Guaraciaba Gomes. E foi acompanhada pelo vereador José Vespasiano Cassemiro: “Demonstra responsabilidade e comprometimento”, resumiu o presidente da Comissão de Educação do Legislativo. Cecília recebeu elogios também de José Constantino Coronel, Douglas Willkys e Michael Jackson.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com