Cidades

Sebrae Minas abre inscrições para o “Desafio Recomece Vale do Aço”

Iniciativa propõe que equipes selecionadas apresentem soluções de desenvolvimento para a região no pós-pandemia

BH – Atento à necessidade de um novo cenário de desenvolvimento para o pós-pandemia na região do Vale do Aço, o Sebrae Minas, com apoio da Vale e execução da Origem By Darwin, realiza a partir de dezembro o Desafio Recomece Vale do Aço. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 22 de novembro.

O programa é totalmente gratuito e visa a estimular o empreendedorismo, a criatividade e a inovação, com o objetivo de fomentar a retomada da economia e a competitividade dos negócios no Vale do Aço. A iniciativa propõe que times selecionados desenvolvam soluções para os principais desafios da região, decorrentes dos impactos gerados pela pandemia. 

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO

Para a analista do Sebrae Minas Vanessa Silva, o projeto tem um papel central na estratégia de inovação  do Sebrae Minas.

“Buscamos alternativas para desenvolver a economia local, despertar comportamentos empreendedores na população, e instigar o interesse dos mesmos para temática de inovação. O programa visa estimulá-los a resolver problemas por meio de soluções criativas, além de oferecer a oportunidade de participar de uma ação de aceleração, que visa a transformar ideias em negócio”, ressalta a analista. 

Podem se inscrever como equipes: alunos, potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas de todo o território nacional, sendo que 70% das vagas serão destinadas a equipes mineiras residentes na região do Vale do Aço. Ao longo da jornada, com duração de quatro meses, as equipes selecionadas irão participar de capacitações em workshops, mentorias e acompanhamentos, além do networking com outros empreendedores.

TIMES

A organização do programa irá selecionar até 15 times, que irão participar das etapas de modelagem e aceleração de negócios. O desafio tem previsão de início no dia 7 de dezembro e encerramento em abril de 2021, em Ipatinga, onde será realizado o evento Demoday.

Para o gerente de Relações Institucionais da Vale José Lúcio soares, iniciativas como o Desafio Recomece Vale do Aço contribuem para o desenvolvimento da sociedade diante das dificuldades impostas pela pandemia.

“A Vale apoia esta e diversas frentes de fomento à inovação. Ciente de sua responsabilidade socioeconômica, a empresa adotou padrões de segurança de nível mundial no enfrentamento da Covid-19 e contribuiu com o país por meio de doações, ações de apoio a fornecedores locais, artistas e comunidades vizinhas às operações, entre outras ações”, diz José Lúcio Soares.

DESAFIOS E SELEÇÃO

Para se integrar ao programa, os modelos de negócio ou a tecnologia devem estar enquadrados dentro dos seguintes desafios:

– Recuperação financeira das micro e pequenas empresas

– Gestão de renda para os setores de turismo ou cultura

– Soluções para a educação pública 

O processo de candidatura das equipes levará em consideração alguns critérios para análise: capacidade empreendedora, impacto da solução para atendimento aos desafios propostos, modelo de negócio, grau de inovação do projeto, viabilidade técnica, dentre outras especificações previstas no regulamento.

SERVIÇO

Desafio Recomece Vale do Aço (GRATUITO)

Inscrições: até 22/11/2020

Anúncio das equipes aprovadas: 02/12/2020

Início do programa: 07/12/2020

Encerramento do programa: abril/2021

Inscrições: https://origem.io/recomece/

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com