Cultura

Salão do Livro Vale do Aço começa nesta quarta-feira

IPATINGA – Uma intensa programação voltada para o incentivo à leitura aguarda o público de mais de 50 mil visitantes e participantes no 8º Salão do Livro Vale do Aço, a partir das 8:30, desta quarta-feira (14). O evento será realizado até o próximo dia 18, trazendo as novidades do mundo literário e diversificada programação, contemplando o calendário cultural de comemoração dos 50 anos de Ipatinga.

No dia 14, será realizada a solenidade de abertura do evento literário, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com apresentação do espetáculo ‘Por parte de pai’, do Grupo Atrás do Pano. Desde a sua criação, o grupo investiga a cultura infantil através de seus trabalhos, que partem do resgate de ‘estórias’, cantigas populares e também pela vivência do brincar e do brinquedo, que marcaram a sua origem. Enveredando neste universo das histórias populares, da oralidade e da cultura brasileira, o grupo encontra como grande aliada a literatura.

Adaptado da obra de Bartolomeu Campos de Queirós, o espetáculo “Por parte de Pai”, que será apresentado na abertura do evento, retrata o olhar de uma criança sobre o mundo ao seu redor, carregado de sentimentos poéticos e revelações existencialistas. Cheiros, sensações, sonhos, medos e dúvidas permeiam o cotidiano de Antônio, um menino que experimenta a vida na casa dos avós paternos, onde vive parte da sua infância como quem lê um livro de memórias.

FEIRA LITERÁRIA
Durante os cinco dias do Salão do Livro, os participantes poderão visitar a Feira Literária, que contará com 20 estandes e mais de 350 editoras. A entrada é gratuita e funcionará quarta-feira das 8h30 às 22, de quinta-feira a sábado das 9h às 22h e no domingo das 9h às 18h.

Além da feira de livro, o evento conta com uma vasta programação que envolve oficinas, espetáculos de teatro, musicais, lançamento de livros, café com poesia, cinema literário, dentre outros.

O Salão do Livro Vale do Aço é uma realização da Paralelo e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Nesta edição, o evento tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga e integra a programação do aniversário dos 50 anos do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com