Cultura

Salão do Livro tem lançamento, oficinas e teatro no final de semana

Nilmar Lage/Divulgação

IPATINGA – A 9ª Edição do Salão do Livro Vale do Aço está repleta de programação gratuita para a família. E neste fim de semana muitos espetáculos, oficinas, piqueniques literários e lançamento de livros serão realizados no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

“Queremos reforçar que além da Feira, o Salão oferece várias atividades culturais para a família, por isso convidamos todos para prestigiarem.”, convida Cibele Teixera.

A programação de espetáculos deste sábado terá início às 10h, com o “Contação de Histórias Aberta”, de Raquel Floramanga, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas.

OFICINAS
Neste mesmo horário, também serão realizadas as oficinas “Construindo personagens de massinhas”, com Marcelo Xavier, “Teatro de Bonecos”, com Bernardo Rohrmann e Renata Franca, da Companhia de Inventos e “Brinquedoteca de Papel”, com a Cia Fiorini. Antes, às 09h, será realizada a “Oficina de Bonecas”, com Cássia e Cláudia Macieira.

Às 11h, serão realizadas as oficinas “Cineminha Especial”, com Leo Ladeira, da Fundação Clóvis Salgado, “Piquinique Literário”, com Beatriz Myrrha, e o Sarau de Poesia “Vai chover Poesia”, com os alunos do Cultivar Instituto de Aprendizagem.

Serão realizadas as oficinas “A África vive em nós”, às 14h, com o Grupo Historiarte, “Fui que fiz”, às 15h, com a Giratoys, e a oficina “Cineminha Especial”, às 16h.

LANÇAMENTO
A programação de sábado conta ainda com ainda com o lançamento dos livros: “O pequeno triângulo, de Andreia Moreira, às 14h, “Travessia”, de Ciro Gangussu, às 15h30, “O dia em que conheci Sophia”, de Beto Oliveira, às 17h, “Contos Mudernos: Causos do Sertão, de Auiri Tiago, às 18h, e o lançamento do Catálogo Vanuza Bárbara, às 19h30.

TEATRO
Às 16h30 será realizado o espetáculo “Marionetes a Fio”, com a Companhia de Inventos, no Teatro do Centro Cultural e às 18h será apresentado o espetáculo “A Terra Tremeu”, com o Grupo Pequi. Após este espetáculo terá Chuva de Poesias, com Heloisa Davino no Foyer do Teatro.

Toda a programação tem classificação livre. O 9° Salão do Livro tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é realizado pela Paralelo 3. Confira a programação completa em www.salaodolivro.com.br


Salão distribui 40 mil reais em Vale-Livro
IPATINGA –
O maior evento literário do leste mineiro, o Salão do Livro Vale do Aço, chega a sua 9ª edição cumprindo seu papel de incentivar a leitura. Além de espetáculos, oficinas, exposições e a tradicional feira de livros com preços subsidiados, o projeto, por meio do Patrocínio da Usiminas, distribui este ano cerca de 40 mil reais em vales-livros.

As 76 escolas que agendaram a participação dos educadores e alunos nas atividades do Salão, receberam R$140 em vales-livros para adquirirem títulos para as suas respectivas Bibliotecas. Isso significa mais de 10 mil reais que serão investidos em livros para incrementar as bibliotecas das escolas municipais, estaduais e particulares.

De acordo com a Gerente Geral de Desenvolvimento Social da Usiminas, Mariana Martins, ações como essas reforçam o compromisso da siderúrgica com o desenvolvimento da região, contribuindo para o fomento e o crescimento da cultura local. “Iniciativas como o Salão do Livro reforçam a importância da educação e contribuem para democratização do conhecimento. E é por isso que acreditamos e investimos no evento”, complementa a Gerente.
A programação do 9º Salão do Livro se estende até domingo (17).


As 76 escolas que agendaram a participação dos educadores e alunos nas atividades do Salão receberam
R$140 em vales-livros

Estande mostra encantos e princesas de verdade

IPATINGA – O município de Timóteo montou um estande no 9º Salão do Livro do Vale do Aço, resultado da parceria entre a Aperam, Apemt (Associação dos Poetas e Escritores de Timóteo) e Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No espaço, está sendo realizada a exposição de textos literários e ilustrações desenvolvidos pelos alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino. A exposição foi aberta no dia 13 de maio e prossegue até o dia 17 de maio.

Na quarta-feira (13), o estande recebeu a visita especial do prefeito Keisson Drumond, acompanhado da secretária municipal de Educação, Cecília Maria Siqueira, da diretora da Paralelo3, Cibele Teixeira, e da presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’ Alverne.

Uma das surpresas agradáveis do estande foi a presença das representantes da beleza timotense, as misses de Timóteo, Fernanda Godoy, e de Minas Gerais, Karen Porfiro, que prestigiaram o evento e atenderam cordialmente o público .

A qualidade dos livros também impressionou a estudante Ana Flávia Alves de Oliveira, de 11 anos, aluna da Escola Estadual Tiradentes e moradora do Bairro Eldorado em Timóteo. “Os livros estão muito criativos e bonitos. Achei legal porque falam de Timóteo”, avaliou.


O prefeito Keisson Drumond durante visita ao estande da Prefeitura no Salão do Livro
(Crédito: ACS/PMT)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com