Cultura

Salão do Livro mobilizou mais de 30 mil pessoas em 80 eventos

IPATINGA – Terminou no domingo (12), a sétima edição do Salão do Livro Vale do Aço. Com início na última quarta-feira (08), no Centro Cultural Usiminas e na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, o evento reuniu mais 80 atrações gratuitas para a população, visando incentivar o hábito de leitura e contribuir para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo da literatura.

Nos três primeiros dias do Salão do Livro 2013, mais de 25 mil pessoas participaram de 12 oficinas, visitaram as 5 exposições, assistiram 11 espetáculos teatrais, 4 palestras e 8 lançamentos de livros. Em seis anos de projeto, mais de 140 mil pessoas já participaram das atividades oferecidas.

No domingo, o público pode conferir a performance de Mariana Jacques em “Flicts”, às 11h, na Arena Literária – Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas. O solo narrativo conta a história de uma cor rara, solitária e rejeitada pelas tonalidades espalhadas por todos os cantos do mundo.

Às 16h, o grupo HistoriArte traz para a Arena Literária o espetáculo “Conta e Encanta Passarinho”. Nessa performance, as histórias foram apresentadas utilizando recursos como fantoches, marionetes, teatro de sombras, músicas e cantigas, que darão vida aos contos: “Um Conto de Amor, O Pássaro Encantado” (Rubem Alves), “Os Pássaros” (domínio público), “O Pássaro Branco” (adaptação do texto de Lalau e Laura Beatriz), “A Ave Misteriosa” (Francisco Marques), entre outros.

Quem encerrou as atividades do 7º Salão do Livro foi o Grupo de Teatro Kabana com o espetáculo “Eh Boi!”. Baseado no drama popular do Bumba meu Boi e ao som de caixas, violas, pandeiros, o Grupo Kabana pede licença aos poetas do cordel, aos vaqueiros e seus melancólicos aboios e aos cantadores do sertão para cantar o boi.

FEIRA DE LIVROS
Cerca de 240 editoras se reuniram em 13 estandes na Galeria Hideo Kobayashi para a tradicional Feira do Livro. Os visitantes puderam ver mais de 6 mil títulos de todos os tipos literários, desde infantis, de ficção científica, biografias, religiosos, best sellers.

Como incentivo à leitura, todos os participantes das oficinas e espetáculos do 7º Salão do Livro Vale do Aço receberam vales. Foram distribuídos ao todo 3.750 vales-livro de R$ 10 e R$ 20. As bibliotecas das 36 escolas da rede municipal de ensino e 41 creches conveniadas à Prefeitura de Ipatinga também receberam o incentivo.


Cerca de 240 editoras se reuniram em 13 estandes na Galeria Hideo Kobayashi para tradicional Feira do Livro

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com