Cidades

Sai o rosa, entra o azul

A tonalidade azul que já ilumina a o Hospital Márcio Cunha é mais um alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

IPATINGA – Dedicado às ações relacionadas à saúde do homem, o mês de novembro ganha o destaque especial da cor azul em alusão ao movimento “Novembro Azul”. A tonalidade azul que já ilumina a fachada do Pronto-Socorro do Hospital Márcio Cunha (HMC) é mais um alerta da Fundação São Francisco Xavier e da Usiminas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de próstata e tratamento. A campanha tem o intuito de chamar atenção não só dos homens, mas também das mulheres, que podem auxiliar no alerta a namorados, maridos, pais, filhos e irmãos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino e o sexto tipo mais comum no mundo. Um a cada seis homens é portador da doença e o índice de morte atinge um a cada 36 homens. Por ano, a estimativa do Inca é o diagnóstico de 69 mil novos casos.

DIAGNÓSTICO
A detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para o tratamento, visto que, nessa fase, 90% dos casos são curáveis. Realizar o exame regular, por meio do toque retal e do Antígeno Prostático-Específico (PSA), aumenta a chance de vida do homem que se preocupa com ele e, principalmente, com a família. Por isso, são fundamentais a prevenção e a atenção sobre os fatores de risco para o câncer de próstata, como histórico familiar e idade, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

“É preciso criar a consciência de que diagnosticar cedo o problema é fundamental para a cura. Muitos pacientes convivem anos com a doença sem apresentar sintomas. O toque retal é indispensável para detecção da doença. É a partir dele que o urologista consegue analisar se a próstata apresenta alguma irregularidade”, explica Renato Cunha, médico urologista. 

O CÂNCER
A próstata é uma glândula localizada próxima à bexiga, responsável por produzir um líquido que nutre os espermatozóides produzidos nos testículos. O resultado final é o sêmen. Com o avanço da idade e com o aparecimento de alguma doença no órgão, como câncer, seu tamanho pode aumentar, comprometendo tais funções do organismo. Na fase inicial o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma. Entretanto, quando em estágio avançado, manifesta-se através da dificuldade para urinar, de sangramento urinário, além de dores intensas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com